sábado, 20 de setembro de 2008

Aeroporto Industrial leva economia de MG às nuvens

Da AGÊNCIA MINAS

Outra ação importante em andamento para consolidar o transporte aéreo mineiro é a construção do espaço do Aeroporto Industrial, em Confins. O secretário Raphael Andrade, de Desenvolvimento Econômico de Minas, anunciou que pelo menos nove empresas entregaram propostas para participar do processo de licitação para as obras de infra-estrutura da área de 46 mil m2 onde vão operar empresas de alta tecnologia que têm no modal aéreo o principal meio de transporte de matérias-primas e produtos finais.

De acordo com o secretário Raphael Andrade, já no próximo dia 25, começa a análise técnica das propostas. O prazo máximo para a assinatura do contrato com a vencedora da licitação é 28 de outubro, data essa que poderá ser adiantada caso não exista qualquer recurso por parte das concorrentes. “Nossa meta é, junto com a Infraero, colocar em andamento a licitação para a ocupação dos lotes pelas empresas de alta tecnologia, tão logo tenham as obras de infra-estrutura”, explicou Andrade.

As empresas que se instalarem no Aeroporto Industrial terão tratamento tributário diferenciado, com suspensão dos impostos federais e estaduais, tanto para a importação de componentes como para a exportação de produtos acabados de alto valor agregado. A diferenciação tornará as empresas mineiras mais competitivas no mercado internacional.

O Aeroporto da Pampulha também tem papel importante no desenvolvimento do modal aéreo em Minas. Raphael Andrade lembrou que o Governo de Minas, por meio do Programa Proaero, tem feito esforços para revitalizar os aeroportos do Interior mineiro. “A Pampulha é o hub regional por vocação. É o elemento que liga todos esses aeroportos, e, portanto, tem papel fundamental na consolidação da malha aérea de Minas”, disse o secretário. Atualmente, o aeroporto mantém vôos regulares para 10 cidades mineiras. Em junho de 2009, este número deve chegar a 19 destinos.

Apesar de atender um número menor de passageiros, em comparação com o AITN, o movimento no terminal da Pampulha é intenso. Além dos vôos comerciais com aeronaves turbo-hélice, o aeroporto tem ampliado as operações da chamada aviação executiva. O resultado é que, nos seis primeiros meses de 2008, foram registrados 27.838 procedimentos de pousos e decolagens, apenas 850 a menos que o Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

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