sábado, 13 de setembro de 2008

Minas Gerais prorroga vacinação contra a rubéola

Da AGÊNCIA MINAS

Os mineiros que ainda não se vacinaram contra a rubéola terão mais três semanas para se imunizar. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES/MG) acaba de informar que o prazo para vacinação contra a rubéola, que terminaria ontem, dia 12, foi prorrogado até o dia 3 de outubro próximo. Com isso, Minas Gerais, que até ontem, cedo, havia alcançado 80,19% de cobertura, pretende atingir a meta que é 95% de imunização.

“Podemos dizer que tivemos êxito, já que Minas é um Estado de grande extensão, com uma população numerosa. Mas pretendemos chegar aos 95% e, por isso, o principal desafio, agora, é conseguir mobilizar a população masculina, com idade entre 20 e 39 anos, que é a faixa em que estamos com maior dificuldade de atingir”, ressaltou o secretário estadual de Saúde em exercício, Antônio Jorge de Souza Marques.

Em todo o Estado, foram vacinadas 7.462.103 pessoas. Desse total, 75,72% são homens, e 84,63% são mulheres. Já a faixa etária com o melhor resultado é a que abrange a população com idade entre 12 e 19 anos, que tem 93,89% de cobertura. Os que têm entre 20 e 39 anos de idade representam 84,31% do total de vacinados.

A média nacional de vacinados é 74,03 por cento. Na região Sudeste, o balanço dessa sexta-feira mostrava o Rio de Janeiro com 67,41% de cobertura, São Paulo com 74,81% e o Espírito Santo com 81,44 por cento. Os resultados apontam, ainda, média na faixa dos 64% para alguns Estados do Norte, como o Amazonas e o Amapá.

“Em Minas, verificamos que os municípios com maior dificuldade de atingir a meta são os de maior porte, como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Betim, Uberlândia, Montes Claros, entre outros. Já as cidades menores têm cobertura mais alta, sendo que 235 já chegaram aos 95 por cento”, revelou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Felipe Caram.

Para atingir a meta em todo o Estado, Minas vai adotar novas ações nas próximas três semanas. Uma delas será a vacinação em canteiros de obras, com o intuito de atingir, principalmente, a população masculina.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas contará também com o apoio de artistas na divulgação da campanha. Neste final de semana, por exemplo, durante o “Tudo é Jazz”, em Ouro Preto, os cantores Milton Nascimento, Marina Machado, Maurício Tizumba e Rogério Flausino vão lembrar a platéia sobre a importância de se vacinar. Os atletas também estão na campanha. No jogo Atlético x Ipatinga, neste sábado, em Ipatinga, os jogadores entrarão em campo com camisas incentivando a vacinação. E amanhã, no Mineirão, as equipes de Cruzeiro e Palmeiras levarão faixas apoiando a campanha.
Os especialistas informam que “a rubéola é uma doença aguda, causada por um vírus muito contagioso e transmitida com facilidade”. Eles lamentam que, para ela, não haja “tratamento específico antiviral”. E que “a vacina é a única forma de prevenção contra a doença. Somente as gestantes não podem ser vacinadas, e as mulheres imunizadas devem evitar a gestação até o mês seguinte à vacinação”.

Nenhum comentário: