sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Nélson Ângelo lança ‘Minas em Meu Coração’



Considerado um dos mais criativos e respeitados artistas da música brasileira contemporânea, Nélson Ângelo vai fazer duas apresentações, neste fim de semana, em BH, para lançar “Minas em Meu Coração”, seu novo CD. No show, hoje, dia 19, e amanhã, dia 20, às 21h, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, o mineiro de Belo Horizonte, radicado no Rio de Janeiro, estará acompanhado pelos músicos Beto Lopes (baixo), Enéas Xavier (piano e teclado) e Esdras Neném (bateria).

“Minas em Meu Coração” foi feito pelo compositor, instrumentista, arranjador e cantor Nélson Ângelo, para homenagear o Estado de Minas Gerais, onde nasceu. Além das canções desse CD, também serão apresentadas as músicas “Canoa, Canoa”, de Nélson e Fernando Brant, e “Tiro Cruzado”, escrita em parceria com Márcio Borges.

O projeto foi selecionado no edital de seleção pública do Programa Petrobras Cultural e inclui a gravação do CD e sua turnê de lançamento, que está passando por Belo Horizonte, antes de seguir para Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nélson Ângelo (foto/Mônica Botkay) iniciou seus estudos de violão aos 10 anos de idade, se profissionalizou em 1966, atuando em clubes noturnos e bares. Foi nessa época que conheceu Milton Nascimento e, junto com ele, participou do movimento cultural que ficou conhecido como “Clube da Esquina”. No final dos anos 60, Ângelo se transferiu para o Rio de Janeiro, onde reside até hoje, mantendo fecunda carreira artística. “Mar de Mineiro”, “Cateretê” e “A Vida Leva” são três dos seus 11 discos gravados, sendo que ele ainda tem outras dezenas de participações em discos de outros artistas.

O seu novo trabalho “Minas em Meu Coração” traz as influências das experiências musicais vividas no Interior e na Capital mineira, e, posteriormente no Rio de Janeiro. A música se desenrola num roteiro conceitual, entre as viagens e experiências vividas, relembrando um passado recente, numa conversa musicada sobre o Sudeste brasileiro, o sertão e as cidades que fizeram parte de sua vida. O CD conta com a participação de Robertinho Silva, Luiz Alves, Carlos Malta, Roberto Marques, Jodi Gren, Kiko Continentino, Ana Martins, Ricardo Costa, Paula Santoro, Paulo Guimarães, Cristiano Alves, Hugo Pilger, Edu Neves, Kundera Valdez, Mateus Ceccato, Zezinho da Sanfona, Solis Festero, Guto Wirtti e Armire Durvin. Fazem parte do repertório as músicas: “Salvar como nosso planeta”, “Minha Rua da Bahia”, “Minas em meu coração”, “Fazenda”, “Ilha de nuvens”, “Vai e vem de canoas”, “Memória presente”, “No rumo das estrelas”, “Me desaprende mais”, “O silêncio da montanha” – todas de Nélson Ângelo; e “Frestas de Colinas”, dele com Luciana de Moraes.

Nenhum comentário: