quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Prefeitura de BH tenta melhorar transporte coletivo

Da Ascom/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte dá início a um conjunto de ações operacionais, nesta quinta-feira, dia 25, destinadas a aumentar a qualidade do transporte coletivo, principalmente no hipercentro da Capital mineira. Um dos locais onde os trabalhos terão início, a partir de 6h50min, é a Av. Afonso Pena, entre ruas Curitiba e Tupinambás, sentido Centro/bairro, e entre a rua Tupinambás e a Praça Sete, sentido Centro/bairro.

O programa tem como objetivos agilizar o embarque e desembarque dos passageiros, melhorar as condições de segurança nos pontos, aumentar a velocidade operacional dos ônibus com a desobstrução dos pontos de retenção do tráfego e reduzir o tempo das viagens. Os procedimentos serão mantidos em operação por tempo indeterminado e se estenderão por toda a área central da cidade.

As ações principais são a operação nos pontos de embarque e desembarque de ônibus, a atuação para coibir o fechamento dos cruzamentos e ajustes na programação semafórica para assegurar maior fluidez para o transporte coletivo. A iniciativa é coordenada pela BHTrans e executada em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

O projeto prioriza o hipercentro, onde há o embarque do maior número de pessoas no transporte coletivo, em especial durante os horários de pico da manhã (das 7h30min às 8h30min) e da tarde (entre 17h30min e 18h30min). No período de maior demanda à tarde, 20.600 pessoas embarcam nos ônibus coletivos da Capital, na área delimitada pelas avenidas Amazonas, Paraná e Santos Dumont.

Estarão empenhados na ação, 116 agentes de trânsito da BHTrans, 104 guardas municipais e 39 policiais militares. Constam também do trabalho, a monitoração pelas câmeras de vídeo do Controle Inteligente de Tráfego (CIT) para detecção, em tempo real, de pontos de retenção, veiculação de informações de trânsito para os motoristas nos painéis de mensagens variáveis, monitoramento e interferência no trânsito nos maiores corredores para agilizar o tráfego no hipercentro, o uso dos veículos de reboques leves e pesados, transmissão de boletins de trânsito para toda a mídia e órgãos, como o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros. O Centro de Controle Operacional da BHTrans vai coordenar grande parte das ações das equipes em campo, por meio das imagens das câmeras, acionando agentes e a supervisão do CIT.

Nenhum comentário: