sábado, 27 de setembro de 2008

Duo de Violões no ‘Concerto Brasileiro’, em BH


As violonistas Maria Haro e Vera de Andrade (foto/Vantoen), em um “Duo de Violões”, são as atrações do “Concerto Brasileiro”, deste sábado, dia 27, às 18h, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. No repertório do concerto, várias obras do compositor Nicanor Teixeira, reconhecido internacionalmente, e composições de Villa-Lobos, Edino Krieger e Sérgio Assad, interpretadas pelas violonistas. Os ingressos custam R$ 5,00 ou R$ 2,50 (meia entrada conforme a lei).

O “Concerto Brasileiro” honra, mais uma vez, o compromisso de apresentar ao público, concertos de câmara de alta qualidade e excelência, com a participação de músicos e grupos nacionais convidados. O projeto tem como ponto forte a exibição de obras brasileiras compostas nos séculos XX e XXI.

Nascida no Uruguai, Maria Haro é brasileira naturalizada. Bacharel em Música pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), obteve título de Mestre em Música na UFRJ, apresentando a tese “Nicanor Teixeira: a música de um violonista-compositor brasileiro” , em 1993. Desde 1990, é professora da UNIRIO. Recebeu várias premiações em concursos nacionais, destacando-se o 1º lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos (1987). Em 1999, foi convidada a participar como recitalista, professora e jurada do I Festival y Concurso Isaac Nicola, em Camaguey, em Cuba. Em 2008, Maria Haro lançou seu CD “Fina Flor: Maria Haro interpreta Nicanor Teixeira”.

Bacharel em música pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), Vera de Andrade é violonista, compositora e arranjadora. Estudou Harmonia Funcional, no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical. Atua como violonista, produtora fonográfica em trabalhos de MPB e de música instrumental, como arranjadora, e acompanha vários cantores no circuito carioca. Foi integrante das orquestras Rio de Violões, Chiquinha Gonzaga, da Orquestra de Violões da UNIRIO e da Orquestra de Violões. Integrou o Trio Violão Brasileiro, desde sua formação, contribuindo com arranjos especialmente produzidos para o grupo. Dentre as diversas gravações das quais participou destaca-se o CD com a obra de Nicanor Teixeira. Atualmente, Vera de Andrade leciona na Escola Rio Música, dirige o Curso de Extensão Violão Básico (UNIRIO) e é Coordenadora Pedagógica do Projeto Villa-Lobinhos.

Nenhum comentário: