sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Transporte aéreo é estratégico para Minas Gerais

Da AGÊNCIA MINAS

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade acaba de apresentar o plano estratégico do Governo de Minas para o desenvolvimento do transporte aéreo de cargas e passageiros do Estado. Com especial enfoque na consolidação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) como hub logístico de importância mundial, o planejamento prevê esforços para a melhoria dos acessos ao terminal e a implantação de uma segunda pista com capacidade para operar com independência, ampliando a capacidade para 20 milhões de passageiros/ano.

“Governar é pensar o futuro, e é isso que Minas Gerais tem feito. Estamos enxergando o Aeroporto Internacional e os aeroportos regionais como fatores de desenvolvimento econômico. São elementos essenciais para que o Estado reforce sua produção focada em produtos de alto valor agregado, como os produtos eletrônicos, médicos e de biotecnologia, que dependem do transporte aéreo para se mostrarem competitivos no mercado global”, afirmou o secretário.

Andrade informou que o Governo de Minas começou a desenvolver, em 2003, um trabalho integrado com a Infraero, além de outros órgãos federais e municipais, em favor da consolidação do AITN como um dos principais terminais de transportes de passageiros e de cargas do País. Um dos objetivos é aumentar as possibilidades de inserção das empresas mineiras que têm grande potencial de incrementar os negócios se houver disponibilidade de infra-estrutura. Atualmente, 40% do valor de comércio internacional são transportados por avião. A expectativa é que o tráfego de carga aérea triplique até 2025.

Entre as ações de maior impacto estão a revitalização do Aeroporto Internacional, que deve registrar, este ano, o movimento de cinco milhões de passageiros, a homologação do Aeroporto Industrial e a atração de novas rotas internacionais com destino a terminais de conexão na Europa, Estados Unidos e América Central.

Além disso, empresas do setor aeronáutico já anunciaram investimentos significativos na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2006, a Gol Linhas Aéreas inaugurou o seu centro de manutenção de aeronaves no terminal de cargas do Aeroporto Tancredo Neves. Em julho deste ano, a companhia anunciou a duplicação do seu Centro de Manutenção, dos atuais 47,7 mil metros quadrados para 91 mil metros quadrados, com investimento de R$ 78 milhões e geração de mais 650 empregos diretos.

Em maio passado, a Trip Linhas Aéreas assinou protocolo de intenções que garante novos investimentos e ações da empresa em Minas Gerais. O protocolo dá continuidade aos entendimentos mantidos entre a Total e o Governo de Minas, em 2007, pouco antes de a empresa ter sido incorporada pela Trip. O protocolo de intenções prevê a transferência do Centro de Manutenção de aeronaves da Trip para Minas Gerais e estudos para investimentos de R$ 40 milhões na implantação de um Centro de Treinamento de aeronaves ATR em Minas, com a criação de 150 postos de trabalho.

O anúncio mais recente foi da TAM Executiva, empresa de táxi aéreo do grupo, que divulgou planos para instalar junto ao Aeroporto da Pampulha um Centro de Manutenção de aviões e helicópteros. O investimento será de R$ 20 milhões, com geração de 150 empregos diretos.

“Acreditamos que o AITN tem enorme potencial de expansão tanto no que diz respeito ao número de passageiros quanto na capacidade de carga e vantagens em relação a outros aeroportos do País, que devem ser consideradas”, disse o subsecretário de Assuntos Internacionais, Luiz Antônio Athayde, que também participou da apresentação do Plano.

A capacidade do aeroporto, com as obras de ampliação que estão sendo planejadas, tanto para pista quanto para pátios de aeronaves, esteiras e balcão de passageiros, será de 20 milhões de passageiros/ano.

Nenhum comentário: