sábado, 13 de setembro de 2008

Belo Horizonte é palco de Festival de Cultura Popular

Da Ascom/PBH

Desde ontem, dia 12, e até amanhã, 14, a Prefeitura de Belo Horizonte está promovendo o I Festival Internacional de Cultura Popular Vozes de Mestres, como parte das comemorações dos 15 anos do Centro de Cultura Lagoa do Nado (rua Ministro Hermenegildo de Barros, 90, Itapoã).

Fazem parte da programação gratuita desses três dias de encontro, debates,
oficinas, exibição de videodocumentários, feira de artesanato e comidas típicas, e apresentações artísticas e de grupos tradicionais, como Tita Parra (Chile), Pedro Mestre (Portugal), Mestre Nelson da Rabeca (Alagoas), Banda de Pífanos de Bendengó (Bahia), Moxuara (Espírito Santo) e os mineiros Chico Lobo, Pereira da Viola, Família Guiga e Seu Ribeiro, além de 15 grupos de maracatu, folias, cirandas e batuques vindos de várias partes do País, convidados ou selecionados pela Curadoria do festival.

Considerado um dos maiores representantes da cultura popular brasileira, Zé Coco do Riachão, também chamado de “O Beethoven do sertão”, é o principal homenageado do “Vozes de Mestres”. Neste sábado, dia 13, um encontro de violeiros recebe dona Luiza Rodrigues, filha de Zé Coco, que fará uma participação especial, no ano em que marca os 10 anos da morte do instrumentista e lutier.

Até amanhã, dia 14, o Festival oferece oficinas gratuitas de cultura popular. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas no site www.vozesdemestres.com , onde a programação completa está disponível.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3486-7848.

Nenhum comentário: