domingo, 28 de setembro de 2008

Contagem promove o ‘1º Viva Poesia, Poesia Viva’

Neste domingo, dia 28, das 9h às 17h, o Parque Ecológico Tiago Rodrigues Ricardo, no Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de BH, será palco de um grande encontro de poesia e música - o "1º Viva Poesia, Poesia Viva". O evento, que integra as ações do projeto "Árvore dos Poemas", idealizado pelo artista Diovvani Mendonça, visa disseminar a cultura e o valor da poesia entre a população.

Tendo a natureza como cenário, o Parque Ecológico do Eldorado (rua das Paineiras, 1.722), próximo ao Big Shopping Contagem, será o ambiente ideal e uma oportunidade única para os moradores de Contagem e região ouvirem os mais de 20 artistas recitarem e cantarolarem os seus poemas, além dos muitos causos que serão contados. O encontro também contará com exposição do mural "Mulheres Emergentes", de Tânia Diniz. A intenção é "injetar mais poesia nas artérias entupidas da realidade, oferecendo alimento para o espírito que sustenta a matéria", explica Diovvani Mendonça, que acredita que o encontro seja “uma forma de divulgar a poesia para um maior número de pessoas”.

Ainda de acordo com o poeta, "livro parado não engravida possibilidades". Pensando nisso, Diovvani fará uma doação de 500 livros didáticos à Biblioteca Municipal Dr. Edson Diniz, de Contagem. Também durante o evento serão sorteados vários brindes ao público.

Com entrada franca, a primeira edição do "Viva Poesia, Poesia Viva" está formatado para ocorrer anualmente, e é uma realização do "Árvore dos Poemas" - por meio do "Pão e Poesia", com apoio da Biblioteca Municipal de Contagem e tendo como parceiras, diversas empresas.

Barulhista; Cláudio Carvalho; Cia. Poética Estação Platina (Tânia Diniz, Lívia Tucci e Franci Gripp); Cyntia Terra, Diovvani Mendonça; Emerson Bastos; Érika Machado, Fernando Januário; Lecy Pereira Souza; Leonardo de Magalhaens; Luiz Rocha; Makely Ka, Marlon Nunes, Músicos da AMIC; Paulinho Andrade; Paulo Urban; Regina Melo; Renegado, Ricardo Evangelista & Sueli Silva; Rodrigo Starling; Rogério Salgado & Virgilene Araújo; Tânia Diniz (exposição do mural "Mulheres Emergentes"); Vandder Lima e Banda ESMU, Vinícius Fernandes Cardoso; Wanderson Novato; Wilmar Silva & Milton César Pontes; e Yendis Asor Said são os convidados desta promoção.

Idealizado pelo poeta, cantor e compositor Diovvani Mendonça, o Projeto Árvore dos Poemas teve início em 1998, de maneira pouco convencional Impressos em folhas de papel A4, o artista engarrafou, literalmente, poemas de sua autoria e vários escritores em garrafas pet e as pendurou em uma árvore, no quintal de sua casa, num sítio na vizinha cidade de Esmeraldas. Frutos das mãos e vivências de vários autores, os poemas ficariam ali, no inusitado ato de nascer em árvores. A "Árvore de Poemas" virou um blog (www.diovmendonca.blogspot.com), no qual “os artistas ‘plantam’ poemas de outros escritores, para que os mesmos circulem, sejam lidos, deixem de ocupar apenas as páginas de livros empoeirados e ganhem vida no dia-a-dia e, através da surpresa de, diante dos olhos, ver nascer frutos-poemas”. “Ou será o contrário?”, pondera o autor da idéia.

"Pão e Poesia", "Pão e Poesia na Escola", "Editora Árvore dos Poemas", "Viva Poesia, Poesia Viva", "Poesia na Cesta" e "Margarida, Poesia em Movimento" são algumas da iniciativas que integram o Projeto Árvore dos Poemas.

Nenhum comentário: