sábado, 27 de setembro de 2008

Parques de BH têm fim de semana movimentado

Da Ascom/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, neste final de semana, atividades gratuitas de saúde e cultura no Parque das Mangabeiras (Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras) e no Centro Cultural Lagoa do Nado (rua Ministro Hermenegildo de Barros, 90, bairro Itapoá).

Neste sábado, dia 27, das 9h às 13h30min, no Centro de Educação Ambiental, no Parque das Mangabeiras, haverá “Roda Bem Nascer”, para casais grávidos, com o grupo de apoio à maternidade e à amamentação de mesmo nome. E das 10h às 13h, no Teatro de Arena, o Grupo Galpão Cine Horto oferece a “Oficina Serelepe”, com o objetivo de despertar a coletividade por meio das relações entre as pessoas, levando-as à compreensão da importância da brincadeira.

Já o Centro de Cultura Lagoa do Nado recebe o espetáculos de palhaços “O trio descadeirado”, às 16h, e o show “Trilha, Toada e Trupé”, do grupo “A Barca”, às 20h, com entrada gratuita.

O show “Trilha, Toada e Trupe” é um espetáculo cênico-musical baseado nas viagens que o Grupo A Barca fez pelo Brasil. Nele, o grupo navega por músicas de brincadeiras, como coco, carimbó, ciranda, chegança, reisado e músicas das tradições religiosas afro-brasileiras, como o tambor de mina e o congado. Os músicos também usam recursos, como projeções de imagens e sons do Brasil em contraponto à pesquisa estética feita pelo grupo sobre o repertório das tradições populares registrado nas viagens.

O Grupo A Barca nasceu em torno de idéias, como viagem, música popular, Brasil e Mário de Andrade, figura proeminente do movimento modernista e precursor no registro de ritmos nacionais. Partindo da reflexão sobre o fazer artístico e suas responsabilidades estéticas e sociais, “A Barca” faz um trabalho abrangente de criação de espetáculos, documentação, arte-educação e produção cultural.

Já no espetáculo “O trio descadeirado”, os palhaços Cloro, Potássio e Mercúrio exploram o cômico das situações mais corriqueiras da vida, como o simples fato de se sentar, ler um jornal ou até mesmo brincar com malabarismos. Além de uma mala cheia de segredos, os palhaços em três cadeiras, planejam chegar ao topo do mundo e alcançar as estrelas, porém o que conseguem é uma chuva de quedas, tropeções, escorregões e confusões, para deleite do público.

Nenhum comentário: