sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Parque Municipal de BH comemora 111 anos

Da Ascom/PBH

A PBH comemora, nesta sexta-feira, dia 26, e nos próximos dias, os 111 anos do Parque Municipal Américo René Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.377 – Centro), o mais conhecido Parque Municipal de Belo Horizonte. A programação vai até o dia 1º de outubro próximo, e conta com atividades gratuitas de cultura, lazer e saúde.

Nesta sexta-feira, às 16h, o parque recebe as apresentações do espetáculo “Proibido Deitar”, como parte do Projeto Laboratório: Textualidades Cênicas, da Fundação Municipal de Cultura. No mesmo horário, na Praça do Trenzinho, a dupla Tavinho e Totonho, permissionários que trabalham com fotografia no parque, farão uma apresentação musical em homenagem ao aniversário.

Amanhã, dia 27, das 8h às 16h, na Praça do Sol, a Faculdade de Ciências Médicas comemora também o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, com uma demonstração ao público, dos avanços na área médica.

No domingo, dia 28, das 8h às 9h30min, na Praça do Trenzinho, haverá aula de tai chi chuan. No mesmo dia, de 9h às 12h, no Coreto, o Projeto Guernica promove oficina de artes plásticas para jovens em situação de vulnerabilidade social. Das 9h às 13h, também no Coreto, o Ponto de Leitura oferece atividades de leitura, contação de histórias, poesias, e performances diversas. Nesse horário, próximo ao Teatro Francisco Nunes, haverá degustação de alimentos, oferecida pelo Grupo de Aliança Libertária Animal. Às 11h, na Praça do Trenzinho, será apresentado o espetáculo “Divagar se vai ao longe e de bicicleta mais ainda”, como parte da programação da 4ª Semana Interplanetária de Palhaços. Das 15h às 17h, em frente à Praça do Trenzinho, será feito um treinamento do grupo de capoeira angola.

As comemorações prosseguem na quarta-feira, dia 1º de outubro, das 14h às 21h, próximo ao Teatro Francisco Nunes, quando o Sesc-MG vai promover atividades para a 3ª idade, culminando com uma seresta.

Além disso, fica aberta até o dia 2 de outubro, na Galeria da Árvore, que fica no Largo dos Bouganvilles, a exposição de fotografias da artista Cássia Veloso.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3277-4161.

O Parque Municipal foi inaugurado em 26 de setembro de 1897, antes mesmo da fundação da Capital mineira, com uma área de 600 mil m². Atualmente, são 182 mil m² de área verde preservada com lagoas, cascatas, um jardim de borboletas e vários locais para atividades de lazer, descanso, esporte e cultura. Na década de 50, o Parque recebeu o nome de Américo Giannetti, em homenagem ao ex-prefeito de BH, que feza primeira grande reforma no local. O Parque Municipal abriga 280 tipos diferentes de árvores de diversos lugares do Brasil e do mundo, além de plantas ornamentais e medicinais. Com seu trabalho de manejo, mantém, recupera e controla as populações silvestres e domésticas, para garantir o equilíbrio do ecossistema e a preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário: