quinta-feira, 11 de setembro de 2008

‘Ballet Jovem...’ estréia espetáculo de um ano em BH


O Ballet Jovem Palácio das Artes, de Belo Horizonte, está comemorando um ano de formação em grande estilo, mostrando ao público o crescente potencial dos seus 14 bailarinos para atuar no mercado profissional da dança. Nestas quinta e sexta-feiras, dias 11 e 12, às 21h, o grupo apresenta em primeira mão, no Grande Teatro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537), Centro da Capital mineira, as coreografias “Capricho” e “Impromtu”, do diretor artístico, Tíndaro Silvano, e “Leia-se”, do bailarino da Cia. de Dança Palácio das Artes, Rodrigo Giése.

O espetáculo em comemoração ao primeiro ano do Ballet Jovem Palácio das Artes também vai homenagear a coreógrafa de renome nacional, Ivone Satie, que faleceu no mês passado, aos 57 anos de idade, em São Paulo.

O desenvolvimento alcançado pelo grupo, após um ano de trabalho intenso, foi destacado pela coordenadora geral do Ballet, Fernanda Vieira. “O grupo está unido, progredimos muito, nesse primeiro ano. Alguns bailarinos já estão prontos para o mercado”, comemorou. Ela ressaltou, também, a interação entre os dois grupos artísticos de dança do Palácio das Artes, o Ballet Jovem e a Cia. de Dança, nas apresentações comemorativas desse primeiro ano de trabalho. Ingressos a R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia).

“A oportunidade de participação de um bailarino da Cia. de Dança Palácio das Artes, como coreógrafo no Ballet Jovem, é um elo interessante por proporcionar a troca de informações”, destaca a diretora artística da Companhia, Christina Machado. “Assim, conseguimos uma aproximação cada vez maior entre os grupos e, dessa forma, os contatos entre os mesmo torna-se mais real”, orgulha-se.

Resultado da parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Cidadania UNIMED-BH, o Ballet Jovem Palácio das Artes (foto/Paulo Lacerda) é sinônimo de inovação no universo da dança no País. No mesmo formato do grupo mineiro, criado com o objetivo de capacitar jovens bailarinos para o mercado, existem apenas mais duas iniciativas nesse sentido no Brasil – em São Paulo e Curitiba. O grupo reúne, atualmente, 14 bailarinos com idade entre 15 e 23 anos, que ensaiam diariamente. Sua preparação é completa e envolve atividades multidisciplinares, como aulas de dança clássica e contemporânea, Swásthya Yôga e interpretação aplicada à dança.

A proposta principal do Ballet Jovem é preencher o espaço entre a formação profissional do bailarino e a sua inserção no mercado de trabalho, além de valorizar o protagonismo juvenil na cena artística-cultural mineira. “Os bailarinos estão conosco de passagem, colhendo informação, pois estão sendo preparados para o mundo. Não pretendemos que façam parte do grupo por mais de três anos”, confirma a coordenadora geral do Ballet Jovem Palácio das Artes, Fernanda Vieira, ao lado do coreógrafo e maitre de ballet, Tíndaro Silvano, responsável pela direção artística do projeto.

Também participam da preparação dos bailarinos, Jaqueline Gimenez (dança contemporânea), Michelle Saliba (assistente de coreografia e ensaios), Marcelo Cordeiro (interpretação teatral aplicada à dança), Luis Henrique Pavam (swáSthya Yôga), além da nutricionista Liliane Lentz e da maquiadora Regina Maia.

Nenhum comentário: