quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Humanização do SUS é debatida em Belo Horizonte

Da Ascom/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, desta quarta, dia 3, até à próxima sexta-feira, dia 5, o II Seminário Municipal da Política de Humanização de Belo Horizonte. O evento, no Grandarrel Minas Hotel (rua Espírito Santo, 901, Centro da Capital mineira), deve reunir cerca de 800 trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde para discutir as mudanças produzidas e as perspectivas de futuro, nos âmbitos municipal, estadual e federal, com a implantação da Política Nacional de Humanização (PNH) do SUS, do Ministério da Saúde.

O seminário terá a presença de especialistas no assunto, como o sociólogo e psicólogo da Universidade da Paz, Roberto Crema; o coordenador Nacional da PNH, Dário Pasche; e o professor do Departamento de Medicina Preventiva da USP, Ricardo Teixeira. As atividades envolverão três eixos prioritários de discussão: humanização do acesso aos serviços de saúde, gestão participativa, e valorização do trabalho e dos trabalhadores da saúde. Os temas serão debatidos em conferências, mesas e oficinas. Cerca de 80 trabalhos desenvolvidos na rede pública também serão apresentados no seminário.
Em comemoração aos cinco anos da PNH e os 20 anos do SUS, o evento receberá a Mostra HumanizaSUS: O SUS que dá certo, promovida pelo Ministério da Saúde – uma exposição de arte, com imagens, sons, textos e tecnologias que convidam os visitantes a conhecerem mais sobre o Sistema Único de Saúde.

Os princípios e diretrizes da PNH abrem espaço para a discussão sobre ética, acolhimento, subjetividade, reconhecimento das diferenças e dos diferentes, exercício da democracia na gestão do sistema e dos serviços, importância do trabalho vivo produzido no cotidiano pelos trabalhadores da saúde.

A política de humanização da Rede Municipal de Saúde propõe que usuários, trabalhadores e gestores se envolvam na construção e consolidação do SUS, levando em consideração os princípios constitucionais: universalidade, integralidade, eqüidade e controle social. O conceito de humanização envolve o reconhecimento de usuários, trabalhadores e gestores como sujeitos da história na construção do Sistema Único de Saúde.

Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas no site www.pbh.gov.br/smsa/seminario_humanizacao .

Nenhum comentário: