sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Mineiros aplaudem grupos internacionais no ‘Jazz Festival...’



Dois grupos – um francês e um cadanadense – exibem-se hoje, à noite, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. As apresentações, às 21h desta sexta-feira, dia 5, fazem parte do segundo dia do “Jazz Festival Brasil”.

Irakli de Davrichewy, juntamente com a banda francesa, The Louis Ambassadors (foto/Studio Falour), vão apresentar ao público mineiro, o que há de melhor no repertório de Armstrong. No Jazz Festival, Irakli será acompanhado pelos músicos Alain Marquet (clarinete), Jean-Claude Onesta (trombone), Jacques Schneck (piano), Philippe Pletan (contra-baixo) e Sylvain Glevarec (bateria) que, juntos, formam o The Louis Ambassadors.

Irakli ganhou diversos prêmios, destacando-se o “Academie du Jazz”, de 1972, e o “Jazz Hot”, de 1959 e 1964. Em seu currículo, estão participações em shows e em estúdio de nomes, como Dizzy Gillespie, Lionel Hampton, Cozy Cole, Buddy Tate, Joe Turner Ralph Sutton, Buck Clayton, entre outros.

Aclamada pela crítica do seu país, a “David Braid Sextet” é a primeira banda canadense a ser convidada a se apresentar no Jazz Festival Brasil. Seus integrantes são Kevin Turcotte (trompete), Perry White (saxofone), Gene Smith(trombone), Steve Wallace (baixo), Nick Fraser (bateria) e David Braid (pianista), este, o líder do grupo.

Para o público brasileiro, o grupo promete uma performance clássica da era do swing, com um foco particular particular no repertório da Count Basie Orchestra, uma das mais importantes big bands da história do Jazz. Alguns de seus integrantes já se apresentaram, inclusive, com importantes solistas da banda de Basie, como Harry “Sweets” Edison, Clark Terry, e Eddie “Lockjaw” Davis, assim como com outros ícones do jazz, como Al Cohn, Sarah Vaughan, Oscar Peterson, Woody Herman, Nancy Wilson e Rosemary Clooney. Em 2005, a banda foi premiada na categoria “Melhor Álbum de Jazz Tradicional do Ano”, no Juno Award, o Grammy Canandense, e, no ano seguinte, foi indicado à mesma categoria.

Nenhum comentário: