terça-feira, 16 de setembro de 2008

Hemominas inova e faz compensação de carbono

Da AGÊNCIA MINAS

O Residual 2008 “Otimização: uma questão de cidadania”, terceiro encontro sobre manejo de resíduos da Fundação Hemominas, será aberto, nesta terça-feira, dia 16, em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com uma vasta programação, o evento, de âmbito nacional e com a participação de hemocentros de vários Estados e instituições, é o primeiro em que a Hemominas fará a compensação de carbono, plantando 53 mudas de árvores.

A compensação de carbono é um cálculo efetuado com relação aos custos ambientais de quaisquer eventos e é uma atitude institucional de responsabilidade ambiental com os prejuízos resultantes, por exemplo, do deslocamento de veículos para translado dos participantes, gastos elétricos e outros. O plantio simbólico de duas mudas será feito como atividade de encerramento do primeiro dia do encontro, logo mais, a partir de 17h30min, no Hotel Fazenda Canto da Siriema, onde o encontro será realizado.

A programação deste primeiro dia do evento também inclui, às 11h30min, a apresentação de uma peça teatral, pelo grupo de teatro ambiental da Hemominas, composto por servidores, estagiários e aprendizes; e, às 18h, haverá um festival de paródias, envolvendo representantes de todas as unidades da Fundação.

O Residual 2008 prossegue até à próxima quinta-feira, dia 18, e é organizado pelo Núcleo Ambiental da Fundação Hemominas, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o reconhecimento do Ministério da Saúde e da Coordenação Nacional do Sangue.

O tema “Otimização: uma questão de cidadania” objetiva aprofundar mais as questões relacionadas ao gerenciamento de resíduos e à otimização de recursos naturais, conscientizando e trocando idéias. De acordo com Lorena Prezotti, coordenadora do Núcleo Ambiental, “a importância do evento é proporcionar a troca de experiências no gerenciamento de resíduos praticado pelos Núcleos Ambientais de todo o País”. Segundo ela, “a sugestão de convidarmos representantes da hemorrede pública nacional foi do consultor do Ministério da Saúde, José Carlos Araújo, que deu a idéia de fazermos um encontro nacional”.

Nenhum comentário: