quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Governo mineiro e Anac lançam o Pólo de Aviação de MG



Da AGÊNCIA MINAS

O Governo de Minas e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançaram, ontem, dia 24, em Belo Horizonte, o Pólo de Aviação Civil de Minas Gerais, mais um passo decisivo para a implantação de ações coordenadas para o desenvolvimento do setor no Estado, com a formação de mão-de-obra especializada, difusão e desenvolvimento de tecnologia. O protocolo de intenções para a criação do Pólo foi assinado pela diretora-presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, e pelo governador Aécio Neves (foto Omar Freire/Imprensa MG), durante solenidade no Palácio da Liberdade.

“Este pólo de aviação pode se transformar se não no principal, em um dos mais importantes do Brasil. Ele permitirá, a partir da participação de universidades, das secretarias de Estado de Educação e Ciência e Tecnologia, e da Anac, da preparação da mão-de-obra demandada pelo setor. O grande desafio do nosso governo tem sido preparar mão-de-obra para os diversos setores da economia mineira, que vem crescendo a taxas extremamente vigorosas ao longo de todos esses anos”, disse Aécio Neves, em pronunciamento.

A presidente da Anac ressaltou o crescimento que Minas Gerais tem apresentado no setor aéreo, com taxa média de 11,5% ao ano, entre 2003 e 2007, levando em conta a movimentação nos dois aeroportos de Belo Horizonte – o Internacional Tancredo Neves e o da Pampulha. Segundo Solange Vieira, Minas já conta com a terceira maior frota de helicópteros do País.

“Este é o primeiro protocolo de pólo de aviação civil que assino, e ele tem grande importância para a Anac e a aviação civil brasileira. O setor passava, até há um ano, por um forte estrangulamento dessa capacitação, e a Anac está desenvolvendo projetos como este. A formação de um piloto privado custa em torno de R$ 7 mil, e de um piloto comercial, cerca de R$ 25 mil, um custo elevado para o piloto”, afirmou a diretora-presidente da Anac. Por meio do Pólo de Aviação, a Anac pretende conceder bolsas de estudos para os alunos, financiando, assim, de 70% a 75% do custo total da formação desses profissionais.

O Pólo de Aviação Civil de Minas atenderá à demanda gerada pelos diversos investimentos do setor aéreo que têm sido anunciados em Minas Gerais, entre eles, os projetos de expansão da Gol, Trip, TAM e Helibras, atendendo também a demandas de outras partes do País. Com a disponibilidade de trabalhadores qualificados, as empresas e entidades do setor terão oportunidade de acelerar os projetos com otimização dos esforços e redução de custos.

O plano de trabalho para a implantação do Pólo de Aviação ficará sob responsabilidade da Anac e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Também estão envolvidos no projeto, as secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Educação e Desenvolvimento Social.

Os valores de investimentos e as ações de cada participante do convênio serão definidos no plano de trabalho, que começará a ser desenvolvido após a assinatura do protocolo de intenções. O Pólo Aeronáutico deverá ter presença física em várias partes do Estado, por meio de centros de capacitação tecnológica que serão implantados. O número de centros também será definido na medida em que as demandas forem exigindo.

Atualmente, estão em atividade no Brasil 17,6 mil pilotos e 9,4 mil mecânicos de aviação, para uma frota de 11,6 mil aeronaves – entre aviões particulares, de companhias aéreas, táxi-aéreo, helicópteros, ultraleves etc. Minas Gerais já abriga dois centros de treinamento, 14 aeroclubes, três universidades e 11 escolas de aviação civil com cursos homologados pela ANAC. Por meio da integração entre as esferas governamentais, das instituições de ensino, universidades e empresas privadas, serão estabelecidos novos processos de qualidade e de certificação, reavaliados os currículos de formação, implantadas novas metodologias e técnicas de ensino, além do fomento a iniciativas ligadas à pesquisa e desenvolvimento científico.

Todas as instituições, empresas e universidades mineiras ligadas à aviação civil serão convidadas a participar do Pólo de Aviação Civil do Estado. A proposta pretende também possibilitar a oferta de bolsas de estudo e estágios aos estudantes em empresas de transporte aéreo e de manutenção e o incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à aviação por parte de universidades.

O projeto de Minas é o segundo lançado no País em convênio com a Anac. O primeiro foi desenvolvido no Rio Grande do Sul e está em operação com o Programa de Formação de Pilotos. Cerca de 130 jovens, entre homens e mulheres, de nove estados e do Distrito Federal, alojados em aeroclubes gaúchos, ganharam bolsas de estudo no valor de 75% dos custos nos cursos de formação de pilotos privados e pilotos comerciais.

O Pólo de Aviação Civil de Minas vai atender uma demanda real e crescente por trabalhadores qualificados. Somente a Gol, que está duplicando o seu centro de manutenção de aeronaves no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, vai precisar de 650 profissionais. A companhia aérea está investindo R$ 78 milhões no projeto.

Em maio último, a Trip Linhas Aéreas assinou protocolo de intenções garantindo novos investimentos e ações da empresa em Minas Gerais. O documento prevê a transferência do centro de manutenção de aeronaves da Trip para Minas Gerais e a realização de estudos para investimentos de R$ 40 milhões na implantação de um centro de treinamento de aeronaves ATR em Minas, com a criação de 150 postos de trabalho.

A TAM também anunciou investimento de R$ 20 milhões, com a geração de 150 empregos diretos, na instalação do centro de manutenção de aeronaves da TAM Executiva (empresa de táxi aéreo do grupo), no Aeroporto da Pampulha.

Outro investimento importante para a implantação do pólo aeronáutico é o da Helibras, que investirá 350 milhões de euros na expansão da fábrica em Itajubá, no Sul de Minas, para a implantação da linha de produção de helicópteros de grande porte. O projeto foi anunciado em julho passado, nas comemorações dos 30 anos de atividades da empresa, que é controlada pela francesa Eurocopter. Na ocasião, foi assinado protocolo de intenção entre os Ministérios da Defesa do Brasil e da França.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quais sao as escolas vam ser feitos os curso do polo de aviacao civil