sábado, 13 de setembro de 2008

Márcia Taborda faz ‘Concertos no Museu do Oratório’


Neste mês de setembro, o violão é o instrumento de destaque na Série de Concertos no Museu do Oratório, na histórica Ouro Preto, a 96 quilômetros de Belo Horizonte. E a violonista Márcia Taborda é a convidada especial. Logo mais, às 18h30min deste sábado, 13, no Museu do Oratório (Casa Capitular da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Adro do Carmo, 18 – Centro), ela vai apresentar, em concerto, obras de Heitor Villa Lobos, Paulinho da Viola, Garoto, Radamés Gnatalli, Tom Jobim, Banden Powell e músicas de autoria própria.

Márcia Taborda (foto/Divulgação) é violonista, doutora em História Social pela UFRJ com a tese "Violão e Identidade Nacional: Rio de Janeiro 1830/1930”. Como intérprete, dedica-se ao repertório brasileiro, apresentando-se no Brasil e exterior. Participou de eventos, como Música de Invenção, no Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), The Kennedy Center – Millenium Stage em Washington D.C., Southamerican Guitartango, na Weill Recital Hall - Carnegie Hall em Nova Iorque, no Podewill em Berlim, no Festival Pro Musica Nova de Bremen e na Staatlich Hochschule für Musik Karlsruhe com Neue Musik aus Brasilien. Gravou, para a Acari Records, o CD "Choros de Paulinho da Viola" com a obra do compositor escrita para violão, e para o selo ABM Digital, o CD "Musica Humana", com obras do repertório brasileiro contemporâneo.

Uma das vencedoras do Prêmio Bolsas de Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (2007), Márcia Taborda foi contemplada com o Programa de Bolsas RIOARTE - 2004, sendo a única brasileira a receber o prêmio The 1997 John F. Kennedy Center Fellowships of the Americas, com especialização em Nova Iorque. Estudiosa da história do violão no Brasil, a instrumentista tem artigos publicados em revistas especializadas, como "Soundboard", editada pela Guitar Foundation of América; "Revista Brasiliana", da Academia Brasileira de Música; "Revista de História da Biblioteca Nacional", entre outras. Atualmente, Márcia Taborda leciona Violão, e coordena Música, no Festival de Inverno Cultural de São João del-Rei, na UFSJ.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3551 5369.

Nenhum comentário: