terça-feira, 9 de setembro de 2008

OSMG apresenta '... Beethoven' no Palácio das Artes



A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), sob a regência do maestro Charles Roussin, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais vai interpretar a 8ª Sinfonia de Beethoven, nesta terça-feira, dia 9, às 20h30min, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Premiado nacionalmente, o violinista Edson Sheid será o solista do espetáculo, que faz parte da Série de Concertos no Grande Teatro.

Após 15 anos, Edson Sheid volta a se apresentar com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, já que sua última apresentação com o grupo artístico do Palácio das Artes foi aos nove anos de idade. Hoje, Sheid acumula longos anos de estudo, tendo iniciado aos três de idade, em Iowa City, nos Estados Unidos. Atualmente, Sheid faz o curso de graduação na Universidade Mozarteum Salzburg, na Áustria.

A edição de logo mais, da Série de Concertos no Grande Teatro, reserva algumas particularidades. O spalla da orquestra será o pai de Sheid, Edson Queiroz, professor de música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre eles, a união de pai e filho nos palcos não é algo incomum, mas é a primeira vez que atuam em conjunto, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Sheid tem experiência internacional como solista, já tendo se apresentado em concertos na Áustria, Alemanha, Itália e Eslovênia. Dos prêmios acumulados pelo violinista estão o do II Concurso Nacional de Violino Paulo Bosísio (Rio de Janeiro, 1992), do XII Concurso Jovens Instrumentistas Brasil Piracicaba 1993 (Piracicaba-SP), do IX Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio (Juiz de Fora-MG - 2001) e do II Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Salvador-BA - 2003).

Embora dispense apresentação, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (foto/Paulo Lacerda) é um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, com atuação diversificada, se apresentando em óperas, balés, concertos e espetáculos ao ar livre na Capital e no Interior. Apresentando-se ao longo de todo o ano, e participando de inúmeros projetos da FCS para divulgação da música erudita, o repertório da OSMG abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo.

Nenhum comentário: