domingo, 21 de setembro de 2008

Escolas de MG recebem material para estimular leitura

Da AGÊNCIA MINAS

Incentivar a leitura entre jovens que vivem em um mundo cada vez mais rápido e exigente. Este é um dos maiores desafios para professores e diretores de escolas, que acabam de receber um grande auxílio nesta sua missão. O Governo mineiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas (SEE/MG), e da Associação Cultural Sempre Um Papo, entregaram nesta semana, em Belo Horizonte, uma caixa contendo 15 DVD’s com registros de bate-papos com grandes escritores para 600 escolas da rede estadual de ensino de 61 municípios.

Carlos Heitor Cony, Moacyr Scliar, Marina Colasanti, Tony Bellotto, Ziraldo, Affonso Romano de Sant´Anna e MV Bill são alguns dos 15 escritores que participam da série. Eles foram escolhidos por serem admirados e reconhecidos pelos jovens, abrindo portas para incentivar a leitura. O bate-papo com Marcelo Rubens Paiva, por exemplo, em comemoração aos 25 anos de “Feliz Ano Velho”, além de falar do livro, serve como ilustração para aulas sobre a ditadura militar. O depoimento do escritor se completa com histórias de Rose Marie Muraro e Heródoto Barbeiro, que também contam suas experiências sobre o período mais conturbado da história brasileira.

Este já é o segundo ano que as escolas da rede estadual recebem os DVD’s educativos “Sempre um Papo”. No ano passado, 600 escolas também receberam o material, que é acompanhado de um guia para o professor, com um breve perfil de cada autor, resumo do assunto abordado e sugestões de livros para os alunos.

Além de receberem as caixas, os diretores e orientadores educacionais das escolas ainda passaram por uma capacitação, com o objetivo de debater a importância da leitura e as melhores estratégias para estimulá-la em sala de aula e na vida dos alunos. Durante o evento, assistiram a palestra da jornalista Leila Ferreira, que falou sobre “A Importância da Comunicação Interpessoal na Educação”, e também do rapper MV Bill, que falou sobre “Educação, Família e Cidadania”. O material distribuído gratuitamente faz parte da segunda série da coleção de DVD’s educativos “Sempre Um Papo – Século 21”, produzida pela Associação Cultural Sempre Um Papo, que, há 22 anos, promove encontros entre escritores e seu leitores, com o objetivo de estimular o hábito da leitura.

“Queríamos valorizar e repercutir esse trabalho que, normalmente, acontece em espaços fechados. Em vídeo, as palestras são compiladas e editadas para serem apresentadas em salas de aulas. É uma forma de ampliar o alcance deste conteúdo. O primeiro critério para seleção das palestras da caixa é sempre a qualidade. Nós fizemos cerca de 100 eventos, selecionamos uns 40 muito bons e começamos a trabalhar pensando no professor e na diversidade de assuntos. Em cada DVD da caixa, se deslumbra um aspecto da cultura brasileira que pode ser pinçado e utilizado em sala de aula”, disse o jornalista Afonso Borges, diretor do programa, ao explicar como surgiu a idéia de levar o material para as escolas mineiras.

A iniciativa vai beneficiar escolas estaduais dos seguintes municípios mineiros: Baldim, Barão de Cocais, Belo Vale, Betim, Bom Jesus do Amparo, Bonfim, Braúnas, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Carmo do Cajuru, Catas Altas, Catas Altas da Noruega, Confins, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Igaratinga, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itambé do Mato Dentro, Itaúna, Itaverava, Jaboticatubas, João Monlevade, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Moeda, Morro do Pilar, Nova Lima, Nova União, Ouro Branco, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Piedade dos Gerais, Piranga, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santana do Riacho, São João del-Rei, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Nenhum comentário: