segunda-feira, 1 de setembro de 2008

FJP abre inscrições para vestibular de Administração

Da AGÊNCIA MINAS

As inscrições para o vestibular do Curso de Administração Publica (CSAP) da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro começam às 9h desta segunda-feira, 1º de setembro, e vão até às 19h do dia 10 de outubro próximo. O Guia do Candidato será disponibilizado na internet para impressão e poderá ser retirado por qualquer interessado, por download do arquivo, no endereço eletrônico www.fundep.br , único local de inscrição.

Para se inscrever, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, apresentar CPF e ter concluído o ensino médio até a data da matrícula, estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino, e em dia com as obrigações eleitorais. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00.

O CSAP é estratégico para a modernização do serviço público estadual, formando profissionais para atuar nas áreas de gestão governamental, formulação, implantação e avaliação de políticas públicas. É o único curso universitário no País, orientado para a formação de profissionais que integrarão, após graduados, uma carreira específica de Estado de nível superior, a de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Ao se formar, o aluno será nomeado para a classe inicial da carreira, sendo designado para atuar em secretarias de Estado ou órgãos da administração direta, fundações e autarquias. É exigida dedicação exclusiva ao curso, que mantém aulas pela manhã e à tarde. O curso é gratuito e oferece bolsa de estudos no valor de um salário mínimo vigente, com exceção dos alunos servidores públicos estaduais, que não têm direito à bolsa, mas são dispensados do ponto durante o período letivo e no horário escolar, com direito ao recebimento de sua remuneração de cargo efetivo.

Entre 1997 e 2003, com exceção de 1998, o Curso obteve Conceito “A” no extinto "Provão" realizado pelo MEC. Em avaliação realizada pelo Guia do Estudante da Editora Abril, o CSAP recebeu cinco estrelas, o mais alto conceito atribuído pelo guia. Apenas 16 cursos da área de Administração obtiveram essa classificação, dentre 120 cursos avaliados em todo o Brasil.

O Curso foi também considerado o melhor em Administração do País pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Em 2006, foi o primeiro colocado entre os 1.475 cursos superiores de Administração avaliados, alcançando a nota 66,5, maior média. A média ponderada das notas dos alunos concluintes e ingressantes foi também a maior de todos os cursos da área, chegando a cinco no exame.

O CSAP oferece 80 vagas, sendo 40 para ingresso no 1º semestre de 2009 e 40 para ingresso no 2º semestre. As provas serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira, no dia 14 de dezembro deste ano, e a segunda, no dia 11 de janeiro de 2009. Os horários das provas serão informados no comprovante de inscrição que será enviado via correio pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), responsável pela elaboração, aplicação e avaliação das provas.

Toda informação referente à realização deste Concurso Público Vestibular/2009 será fornecida no Atendimento da Gerência de Concursos da Fundep (Av. Presidente Antônio Carlos, 6.627 – Unidade Administrativa II – 3º andar – Campus Pampulha/UFMG), em Belo Horizonte/MG, de 9h às 11h30min, e de 13h30min às 16h30min, ou pelo telefone (31) 3409-6827, ou pelo e-mail concursos@fundep.br .

A Fundação João Pinheiro (FJP) é uma entidade do Governo de Minas Gerais de apoio técnico à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e demais sistemas operacionais de Minas. Atua nas áreas de ensino de graduação, especialização e mestrado em Administração Pública, avaliação de políticas públicas e na produção de indicadores estatísticos, econômico-financeiros, demográficos e sociais. Presta serviços técnicos mediante contratos e convênios, atendendo, prioritariamente, a demandas do Governo de Minas Gerais, de outros governos estaduais, organismos nacionais e internacionais, Prefeituras e Câmaras Municipais, universidades, empresas privadas e estatais e entidades representativas dos diversos segmentos sociais.

A FJP é composta pelo Centro de Estatística e Informações (CEI), pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) e pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (EG), além de uma diretoria responsável por suas atividades-meio (Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças) e outras áreas administrativas ligadas à Presidência.

Nenhum comentário: