quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Últimos dias de inscrições para a educação infantil em BH

Da Ascom/PBH

Terminam depois de amanhã, dia 3, as inscrições para as crianças de até cinco anos e seis meses de idade, na educação infantil da Rede Municipal de Educação em 2009. Os pais e responsáveis interessados em concorrer às vagas podem procurar as Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei) de Belo Horizonte e escolas municipais que atendem a essa faixa etária.

As vagas serão distribuídas de acordo com os critérios vigentes. Todas as crianças de até cinco anos e seis meses podem ser inscritas em qualquer instituição que atenda à educação infantil na cidade, conforme a necessidade da família – por exemplo, perto de casa ou do trabalho dos familiares, desde que residam em Belo Horizonte.

Do total de vagas, 70% serão destinadas ao público de maior vulnerabilidade social da cidade; 10% serão sorteadas para moradores do entorno da unidade de educação – num raio de um quilômetro; e 20% serão oferecidas, também por meio de sorteio, ao público geral inscrito.

Pelos critérios vigentes, a matrícula na educação infantil é compulsória para crianças com deficiência e sob medida de proteção, ou seja, o Poder Público municipal fica obrigado a fornecer vagas para esses dois segmentos de usuários, desde que comprovada a situação.

Os documentos exigidos para a inscrição são os seguintes: Certidão de Nascimento da criança, comprovante de endereço da residência da criança (conta de luz, preferencialmente) e do trabalho dos pais e cartão do Cadastro Único. Para as crianças com deficiência, também deve ser apresentado um laudo médico. No caso de crianças sob medida de proteção, é necessário anexar o respectivo encaminhamento.

O resultado do processo e a divulgação das vagas, bem como os sorteios, estão previstos para o dia 21 de novembro próximo, no local onde foram feitas as inscrições. Outras informações podem ser obtidas pelo Alô, Educação!, pelo telefone (31): 3277-8646.

Atualmente, Belo Horizonte atende a 14.803 crianças na rede própria, em 53 unidades exclusivas de educação infantil – 40 Umeis e 13 escolas municipais. Também disponibilizam turmas de educação infantil 70 escolas de ensino fundamental. Além do atendimento na rede do município, a administração municipal mantém convênios com 198 creches, garantindo outras 21.639 vagas.

Nenhum comentário: