sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Percussão e flauta no ‘Concerto Brasileiro’ da Capital




Os músicos Fernando Rocha e Maurício Freire apresentam “Música Contemporânea para Percussão e Flauta”, em mais uma edição do “Concerto Brasileio”, logo mais, às 18h deste sábado, dia 18, na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes, na Capital mineira. Talentos de reconhecimento internacional, Freire, na flauta, e Rocha, na percussão, exibirão ao público interpretações dos brasileiros Camargo Guarnieri, Roberto Victorio, César Guerra-Peixe, Sérgio Freire, Fernando Rocha, Silvio Ferras e Maurício Freire.

O “Concerto Brasileiro” tem o compromisso de apresentar ao público concertos de câmara de alta qualidade e excelência, com a participação de músicos e grupos nacionais convidados. O projeto tem como ponto forte a exibição de obras brasileiras compostas nos séculos XX e XXI.

Professor de percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1998, Fernando Rocha (foto/Andrey Silva) concluiu doutorado, este ano, em música, pela McGill University (Montreal, Canadá), com pesquisa em performance de obras para percussão e recursos eletrônicos. Possui também mestrado em música, pela UFMG e bacharelado em Percussão, pela UNESP. Participa como solista ou membro de grupo de câmara, de inúmeros festivais internacionais, tanto no Brasil quanto no exterior (Estados Unidos, Canadá, Argentina, França e Portugal). Algumas de suas recentes apresentações incluem a performance no Focus Day, como parte do Festival Internacional de Percussão (PASIC/2005), em Columbus (USA) e uma performance na Conferência Internacional de Efeitos de Audio Digitais (DAFX-2006), em Montreal (Canadá). Fernando Rocha (E) foi o diretor musical do CD “Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda”, lançado em 2004. Ainda nesse ano, organizou o I FIM (Festival Internacional de Música de Belo Horizonte), evento dedicado à percussão, com convidados de diversas partes do Brasil e de vários outros países (USA, Canadá, Portugal, Itália, França e Senegal).

Maurício Freire (foto/divulgação) é professor de flauta da UFMG, onde também exerceu os cargos de diretor da Escola de Música e diretor adjunto de Relações Internacionais. Ele é o único flautista a receber o título de doutorado no mundialmente reconhecido New England Conservatory, Estados Unidos, em 23 anos de existência do programa. Nas cinco últimas temporadas, tem atuado com 1º Flautista Solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, com a qual realizou extensa turnê por importantes salas européias, em 2007. Maurício Freire (D) mantém uma ativa carreira como solista e camerista, tendo se apresentado nas principais salas do País, além dos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Em Boston, ele atua, regularmente, com o grupo de música contemporânea “Boston MusicaViva”, com o qual, em maio de 2002, foi solista na primeira audição mundial da ópera "The Mockingbird", de Thea Musgrave. Em 2005, ao lado do pianista Nélson Freire, apresentou-se no Festival Piano aux Jacobins em Toulouse, França.

Nenhum comentário: