terça-feira, 21 de outubro de 2008

Tadeu Franco lança 5º CD em Belo Horizonte



Para comemorar 25 anos de uma carreira que foi iniciada com o incentivo de Milton Nascimento, o cantor e compositor mineiro, Tadeu Franco lança e autografa seu novo CD, “Pop Roça”, em Belo Horizonte. O show de lançamento será nessa terça-feira, dia 21, a partir das 19h no Restaurante Maria das Tranças (rua Professor Morais, 158 – Funcionários).

O CD reúne 12 músicas inspiradas no que Tadeu Franco chama de “jeito brejeiro de se fazer Rock em Minas Gerais”. Para ele, “o Rock é um gênero musical e não uma forma de comportamento. Prova disso é que muitos artistas mineiros conservam seus jeitos matutos de ser, e fazem rock, lançando mão de guitarras, baterias e baixos sofisticados”.

“Pop Roça”, a faixa título do CD, composta por Tadeu e Édson Aquino, foi gravada com Luiz Carlos Sá, do trio Sá, Rodrix & Guarabyra. A música ironiza os chamados gêneros musicais e os artistas que mudam radicalmente de aparência para se encaixarem em determinados estilos. Outro destaque do CD é “Aquela Mulher”, balada country que homenageia Elis Regina. A música foi composta por Édson Aquino, que divide os vocais com Tadeu, na canção. Além de Aquino e Luiz Carlos Sá, o CD traz ainda as participações especiais de Chiquinho Amaral, Nélson Ângelo e Carlos Alberto de Deus. A direção musical é assinada pelo guitarrista Beto Lopes.

“Cativante”, de 1984, foi o disco que marcou a estréia de Tadeu Franco (foto/Paulo Lacerda) na música, garantido-lhe admiradores em todo o Brasil. Produzido e dirigido por Milton Nascimento, com arranjos de Túlio Mourão e Wagner Tiso, o LP foi sucesso de vendas. Com a popularização de seu nome, no ano seguinte Tadeu foi convidado a participar do Festival dos Festivais, promovido pela TV Globo. Em 1990, seu segundo trabalho, “Alma Animal”, repetiu o sucesso do primeiro, e foi lançado no Brasil e na França, com a participação de músicos, como Toninho Horta, Nélson Ângelo, Nivaldo Ornelas, entre outros. O sucesso e o reconhecimento pelo público foram se tornando realidade através de seus discos seguintes: “Orlando” (1995) e “Em nome do amor” (2006).

Além de seus próprios álbuns, Tadeu Franco participou também como convidado de outros discos, como “Anima” (Milton Nascimento), “Andaluz” (Beto Guedes) e “Cartas, Canções e Palavras” (Sá & Guarabira). Como compositor, teve suas canções gravadas por artistas reconhecidos, como Sá e Guarabyra, Pena Branca e Xavantinho e Beto Guedes. Por diversas vezes, o cantor teve seu trabalho transformado em “especiais” por algumas rádios mineiras, e participou dos programas “Fantástico” e “Som Brasil”, da TV Globo.

Nenhum comentário: