sábado, 25 de outubro de 2008

Bombeiros de MG modernizam computadores de viaturas



Da AGÊNCIA MINAS

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) apresentou, ontem, dia 24, na sede do Comando Geral, em Belo Horizonte, os equipamentos que passarão a integrar o projeto de modernização e ampliação do sistema de GPRS/GPS e computadores de bordo da frota da instituição. Este projeto busca compartilhar ações e informações entre as instituições de Segurança Pública do Estado – Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.

O CBMMG é o primeiro órgão de segurança no País a utilizar a tecnologia de ponta que permite o monitoramento de ocorrências em tempo real por imagens e sons, o que torna o atendimento mais eficiente e diminui o tempo de resposta. Com isso, ganha-se “maior racionalidade no empenho dos recursos para atendimentos de emergência e um gerenciamento maior do trabalho e, conseqüentemente, uma prestação de serviço de maior qualidade”. Os primeiros 50 equipamentos já estão sendo utilizados na Capital mineira, em unidades de resgate, viaturas de combate a incêndio e de salvamento.

Durante a solenidade, o comandante-geral do CBMMG, coronel Gilvam Almeida Sá, disse que a tecnologia tem mais valor quando agregada aos recursos humanos, que são capacitados da melhor maneira para atender às demandas. Na oportunidade, foi feita uma simulação, ao vivo (foto Carlos Alberto/Secom MG), da utilização do computador de bordo, que permite comunicação on-line com todo o Sistema Integrado de Defesa Social (Sids).

Com o sistema, no momento em que a guarnição é acionada para uma ocorrência em qualquer local onde com cobertura do Corpo de Bombeiros, a Central tem a possibilidade de localizar a viatura mais próxima para atender à chamada. Com a primeira equipe no local, outros carros podem ser orientados do melhor trajeto para prestar auxílio. Com o serviço on-line, as equipes de apoio podem auxiliar, com mais facilidade e rapidez as que estão nas ruas.

O investimento inicial com os equipamentos é de R$ 500 mil por ano, com 50 viaturas e equipamentos locados. Segundo o diretor de Apoio Logístico do CBMMG, coronel Hermes Antônio Pereira, espera-se nessa expansão, a busca de meios, recursos e projetos mais baratos. A previsão de ampliação é a partir de 2009, quando mais 100 viaturas equipadas circularão em Belo Horizonte e em algumas cidades do Interior. Até 2010, a expectativa é atingir todo o Estado.

O monitoramento de frota com o GPRS – General Packet Radio Service (Pacote de Serviços de Rádio Geral) – traz informações das viaturas, como a quilometragem e desvios de rotas. Gera a diminuição do tempo de resposta, pois a localização da ocorrência em relação à viatura possibilita o acesso mais curto e rápido. Com o computador de bordo, os integrantes da guarnição têm acesso aos outros sistemas da Seds e outras páginas da internet de suporte técnico, como produtos perigosos e mapas rodoviários. Com a webcam na viatura e em capacetes, é agilizada a transmissão, ao vivo, de imagem e som do atendimento, garantindo controle de qualidade na prestação de serviços aos mineiros.

Nenhum comentário: