sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Aécio Neves cobra de Lula expansão do metrô de BH

Da AG6ENCIA MINAS

Durante encontro ontem, dia 23, no Palácio do Planalto, em Brasília, o governador Aécio Neves reiterou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a importância da garantia dos investimentos federais para a expansão do metrô de Belo Horizonte. A obra para construção de novas linhas está estimada entre R$ 2 bilhões e R$ 3 bilhões, dependendo do projeto aprovado. Em maio passado, o governador propôs ao presidente Lula, formação de uma parceria entre o Governo de Minas, a União, o município de BH e iniciativa privada para realização dos projetos por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

“Havíamos já avançado numa parceria com o governo federal para o início das obras de complementação do metrô de Belo Horizonte, a mais importante obra da Capital do Estado. O presidente me garantiu que o governo federal continuará participando desse projeto. Cerca de 40% dos investimentos serão do governo federal, 20% do Estado com o município e o restante com a participação da iniciativa privada”, afirmou o governador, em entrevista, após a reunião com o Presidente da República.

Segundo o governador, já foi agendado um novo encontro com Lula para início de novembro para tratar, especificamente, do andamento das obras do metrô de Belo Horizonte.

“O presidente me assegurou que em relação à questão do metrô, vamos retomar essa conversa dentro de duas semanas. Há um compromisso do governo federal, em especial através do BNDES, de participar. Isso para nós é tranqüilizador”, afirmou Aécio Neves.

O projeto para a PPP do metrô inclui a construção de um trecho subterrâneo da Savassi até o início da Av. Antônio Carlos, no bairro Lagoinha, o ramal Calafate-Barreiro, além da multiplicação da capacidade de transporte da linha existente. O projeto também contempla a construção de um novo ramal, a partir da Estação Vilarinho até o futuro Centro Administrativo do Estado, no bairro Serra Verde, na Região Norte da Capital mineira.

O metrô de Belo Horizonte atend,e hoje, a 200 mil passageiros/dia. Com a criação das novas linhas, a expectativa é de que passe a atender, diariamente, mais de 1 milhão de passageiros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cadê a expansao do Metro para contagem e Betim. Já está passando da hora de haver esta proposta mais efetiva. O trem é metropolitano e nao apenas da cidade de Belo Horizonte.