segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Túlio Mourão apresenta ‘Cine Popular’ em Belo Horizonte



Nesta terça-feira, dia 14, o compositor e instrumentista mineiro, Túlio Mourão apresenta, no Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação), em Belo Horizonte, o show “Cine Popular”. Durante a 17ª edição do Projeto Ofício da Palavra, o músico sobe ao palco, às 19h30min, acompanhado dos instrumentistas Renato Saldanha (violão e guitarra), Pablo Souza (baixo acústico) e Jairo Lara (sax e flauta), todos destaques no cenário mineiro musical.

Com o objetivo de compartilhar com o público sua experiência no mundo audiovisual, Túlio vai executar temas destacados de sua autoria em filmes, como “Jorge Um Brasileiro”, “Moça de Fino Trato”, “O Viajante”, “O vestido” e ainda temas compostos para o espetáculo de dança “Mandinga”, da Cia. Aérea de Dança. Temas conhecidos dos grandes mestres da música do cinema internacional também farão parte do repertório para exemplificar a força e o alcance da música que o cinema produziu nas últimas décadas.

Os ingressos, gratuitos, poderão ser retirados com meia hora de antecedência, estando sujeito à lotação de até 200 pessoas. Com curadoria de Poti Castro, o “Ofício da Música” é mais uma iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, que, este ano, completa 10 anos de atuação.

Túlio Mourão (foto/Carol Reis) nasceu em Divinópolis e é, hoje, detentor dos mais importantes prêmios brasileiros no segmento de trilha sonora, como APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Festival de Cinema de Brasília, Kiquito (Festival de Cinema de Gramado) e Festival de Cinema de Natal. Além de compositor e instrumentista, Túlio se multiplica ainda em arranjador, produtor de discos e diretor musical de eventos.

Sua trajetória é rica e curiosa, devido à diversidade da sua obra, que o leva do rock dos Mutantes às partituras barrocas do filme “O viajante”, do Pannis Angelicus, orquestrada para Milton Nascimento aos tambores ancestrais de Mandinga. A mesma diversidade o leva ainda a ser um compositor gravado por nomes igualmente díspares: Maria Bethânia, Zimbo Trio, Nara Leão, Milton Nascimento, Tavinho Moura, Jane Duboc, Ney Matogrosso e Oswaldo Montenegro, entre outros.

Adélia Prado, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Milton Nascimento, Abel Silva e Nelson Motta são alguns de seus parceiros nas canções. O multifacetado músico já dividiu os palcos e os discos com Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Fagner, Raul Seixas, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Belchior, Paulo Moura, Zezé Motta, entre muitos outros.

Com 10 discos solo em sua bagagem, Túlio Mourão foi também curador de importantes eventos da música brasileira, como o Festival “Tudo é jazz”, “TIM Concert”, “Música no Parque”, “Claro Música Instrumental”, entre outros. Como se não bastasse, Mourão ainda dirige e apresenta o Programa “Noturno”, pela Rede Minas.

Nenhum comentário: