quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Affonso Romano de Sant’Anna no ‘Sempre Um Papo’ de hoje

O escritor mineiro, Affonso Romano de Sant´Anna, vem a Belo Horizonte, nesta quinta-feira, dia 30, para participar, às 19h30min, na Casa Fiat de Cultura (rua jornalista Djalma de Andrade, 1.250, no Belvedere), do Projeto Sempre Um Papo. Ele vai falar sobre "Impasses da Arte e da Crítica”, também o título de seu mais recente livro.

Na obra e na palestra (com entrada gratuita), Romano faz uma análise de como refletir sobre a arte é tão complexo quanto os próprios objetos de análise, os artistas e suas obras. “Criticar a arte é um desafio aonde até os maiores conhecedores podem sucumbir diante do verdadeiro mosaico de conceitos e opiniões que podem, muitas vezes, se entrelaçar e mais confundir do que localizar”.

O escritor ressalta que, “se, na arte conceitual, o discurso e a palavra tomaram na tela o lugar da tinta, a crítica de arte fez algo semelhante e inverso: transformou seu texto em um quase-gênero artístico, numa espécie de reflexo distorcido da obra analisada. A obra aprofunda a análise do discurso produzido pela arte e pela crítica de nosso tempo recorrendo à lingüística, à filosofia, a retórica e à análise literária”.

Affonso Romano de Sant’Anna se destaca como teórico, poeta, cronista, professor, administrador cultural e jornalista. Já nos anos 60 participou de movimentos de vanguarda, nos anos 70 trouxe a música popular, a poesia marginal e a literatura infanto-juvenil para dentro da universidade e desencadeou uma renovação teórica na área de letras. Com mais de 40 livros publicados e tendo ensinado em universidades nacionais e estrangeiras, à frente da Biblioteca Nacional (1990-1996), criou o Proler, o Sistema Nacional de Bibliotecas e programas de exportação da cultura brasileira. Sua obra tem sido objeto de teses de mestrado e doutorado.

Nenhum comentário: