domingo, 12 de outubro de 2008

Skank faz show de lançamento do novo CD em BH


Durante show, logo mais, a partir das 19h deste domingo, dia 12, o Skank apresenta à sua legião de fãs, “Estandarte”, décimo álbum da banda mineira, e o oitavo de músicas inéditas. A apresentação será no Chevrolet Hall (Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 - Savassi), em Belo Horizonte, primeira cidade do Brasil a receber a turnê de lançamento do novo disco.

“Estandarte” tem como diferencial o acréscimo de novos elementos à sonoridade do grupo. O álbum também é uma ruptura à “trilogia britânica” dos discos anteriores “Maquinarama” (2000), “Cosmotron” (2003) e “Carrossel” (2006), que tinham influência dos Beatles e do Clube da Esquina.

A turnê que estréia em Belo Horizonte, vai passar por São Paulo, nos dias 7 e 8 de novembro, no Citibank Hall, e pelo Rio de Janeiro, com shows nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no Canecão Petrobrás.

Para a crítica, “quem já vendeu, entre CDs e DVDs, cerca de 5,5 milhões de cópias, teoricamente não precisa provar mais nada para ninguém. Até aqui, porém, Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferretti (foto/Weber Pádua) trabalhavam sob uma patrulha auto-imposta: jamais soar presos a fórmulas vencedoras”.

Como brinca o próprio Samuel, “trata-se de um discurso ‘menos assexuado, mais obsceno’. Ou, como eu gostaria de colocar, agora, com jeitinho: é papo convexo sob medida para o côncavo do pop brasileiro atual, tão carente de sexo em meio ao chororô emo e às ladainhas seriosas tipo ‘atitude consciente’ “.

“Estandarte” foi gravado entre janeiro e agosto, em esquema diferente dos trabalhos anteriores: aos poucos, nos intervalos que a agenda de shows permitia. A maior parte das composições evoluiu a partir de levadas lapidadas em jams no estúdio Máquina, em Belo Horizonte. Valeu o azeitamento que a estrada proporciona: muito do que foi tocado nessas sessões “brutas” sobreviveu na versão final - em especial, os teclados.

Nenhum comentário: