quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Minas sedia Concurso Internacional de Café Certificado

Cafeicultores apoiados pelo Sebrae-MG participam do I Concurso Internacional de Café Certificado em Comércio Justo (Fair trade). Promovido pela Transfair, organização não-governamental norte-americana, com apoio do Sebrae-MG, o concurso visa estimular a melhoria da qualidade do Café de Comércio Justo produzido no Brasil.

Na primeira fase do concurso, em setembro último, um grupo de juizes degustadores brasileiros fez a seleção de 70 finalistas, 30 na categoria de cafés naturais e 40 na categoria cereja descascada. Até amanhã, dia 23, 10 juizes internacionais estarão no Centro de Excelência do Café, em Machado, no Sul de Minas, para analisar as melhores amostras de café. A final do concurso será depois de amanhã, dia 24, em Belo Horizonte. As 10 melhores amostras de cada categaria serão leiloadas ou terão a compra garantida pelo Café Bom Dia.

A melhoria da qualidade do produto, a diminuição dos custos de produção, o fortalecimento do setor e o aumento das exportações são metas previstas no Projeto Comércio Justo desenvolvido pelo Sebrae-MG com cerca de 500 cafeicultores da Zona da Mata e Sul de Minas.

Diagnóstico feito com os cafeicultores apontou um grande potencial de exportação dos grupos, principalmente no Comércio Justo, que, hoje, registra uma demanda mundial maior que a oferta de produtos certificados. "O fair trade é a única certficação que garante um preço mínimo entre 10% e 15% acima da cotação das commodities", explica Vanúsia Nogueira, consultora do Sebrae-MG. Dos 12 grupos envolvidos, nove estão certificados e outros três iniciaram, recentemente, os trabalhos. Os cafeicultores participam de consultorias gerenciais nas áreas de finanças, cooperação e qualidade.

O Concurso de Cafés Certificados faz parte do Projeto Parceria de Fornecimento Responsável, que prevê investimentos de US$ 1.9 milhão durante três anos consecutivos para treinamentos técnicos e infra-estrutura para cooperativas, beneficiando 4.500 pequenos cafeicultores em Minas Gerais.

O projeto é uma parceria entre a TransFair USA, USAID, Café Bom Dia, Sam’s Club e Wal-Mart. O objetivo é promover pequenos produtores de café brasileiros no mercado global, expandindo e incrementando a qualidade do produto e melhorando a capacidade gerencial e as habilidades comerciais dos agricultores. A Parceria de Fornecimento Responsável tem o apoio do Sebrae-MG, BSD Consulting, Agricafe e Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Nenhum comentário: