quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Quarta Erudita traz o uruguaio Rafael Bonavita a BH

A música para guitarra barroca será apresentada por Rafael Bonavita, no Projeto Quarta Erudita, de hoje, dia 22, às 19h30min, na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Bonavita tocará também a teorba, instrumento desenvolvido a partir dos alaúdes baixos do Renascimento, que tem a particularidade de contar com uma extensão onde são colocadas cordas graves de vibração e suporte harmônico.

O repertório que será apresentado com a guitarra barroca ou guitarra española, como era conhecida no século XVIII, representa uma fusão entre o erudito e o popular, e traz o duplo interesse de permear ambos os universos com simplicidade e coerência musical.

O Quarta Erudita é um Projeto da Fundação Clóvis Salgado, que privilegia a música de câmara erudita lírica ou instrumental, contemplando variadas formações instrumentais e estilos distintos.

Rafael Bonavita nasceu no Uruguai e iniciou seus estudos de violão com Álvaro Pierri. Estudou cordas dedilhadas antigas na "Scholla Cantorum Basiliensis", sob a orientação de Hopkinson Smith, e têm-se destacado como um dos mais inventivos intérpretes de sua geração. Sua discografia inclui títulos, como solista e, em diversas formações de câmara, em colaboração com nomes, como Jordi Savall, Renné Jacobs e Marc Minkowski, entre outros.

Nenhum comentário: