quarta-feira, 8 de outubro de 2008

MG tem o 1º laboratório acreditado pelo Inmetro

Da AGÊNCIA MINAS

Os laboratórios da Fundação Ezequiel Dias (Funed) foram reconhecidos formalmente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), confirmando sua competência para fazer análises em produtos de sangue e em medicamentos, saneantes e cosméticos, conforme critérios da norma ABNT NBR ISO 17025. A Funed tornou-se o primeiro laboratório Central de Saúde Pública do Brasil a pertencer à Rede Brasileira de Laboratório de Ensaios do Inmetro.

A "acreditação", como é conhecido o processo de reconhecimento, significa que os laboratórios da Funed estão organizados segundo princípios e práticas de gestão internacionais.

Durante quatro dias, uma equipe de auditores do Inmetro analisou todo o sistema interno de gestão dos laboratórios do Instituto Octávio Magalhães/Funed - Laboratório Central de Minas Gerais (Lacen/MG) e confirmou a excelência dos laboratórios. Segundo a chefe da Divisão de Planejamento e Gestão da Qualidade da Funed, Maria Helena Savino, a acreditação certifica o esforço da instituição e o envolvimento dos funcionários com a qualidade total. "Com o reconhecimento, a Funed reforça seu status de referência, e demonstra sua preocupação com a qualidade, com a superação dos desafios e com o investimento na evolução contínua para cumprir, cada vez melhor, seu papel de proteger e promover a saúde", afirmou.

A Fundação Ezequiel Dias tem passado por várias auditorias externas, que confirmam o investimento em qualidade. Em 2006, a Fundação teve 57 ensaios habilitados na Rede Brasileira de Laboratórios – Reblas; e, em 2007, recebeu o prêmio Banas de Qualidade. De acordo com o presidente da Funed, Carlos Alberto Pereira Gomes, “a avaliação externa é uma forma de manter constante o desafio de melhorar, sempre, a qualidade dos serviços públicos de saúde prestados à população, confirmando o papel importante da Funed como laboratório central de saúde referência não só em Minas, mas em todo o País”.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais - Instituto Octávio Magalhães - é uma das diretorias da Funed, e tem suas atividades voltadas ao trabalho de prevenção e controle de doenças e promoção da saúde. Integra a Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, atendendo às demandas dos sistemas de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental. Sua capacidade operacional abrange vigilância, prevenção e controle de doenças, gerenciamento integrado de dados, testes especializados e de referência, proteção e saúde ambiental, segurança de alimentos, medicamentos, saneantes, sangue e outros produtos e serviços de interesse da saúde, aperfeiçoamento e regulamentação laboratorial. Além de responder às emergências de risco à saúde, o Laboratório Central faz pesquisas relacionadas à saúde pública e desenvolve capacitação e educação continuada dos seus servidores e das redes em que é referência regional e nacional.

Nenhum comentário: