terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vencedores do ‘Rock in Rio Lisboa’ visitam Minas



Da AGÊNCIA MINAS

Dez turistas portugueses, vencedores da promoção “Brasil, eu vou”, com o slogan “Ganhe uma viagem, plante uma árvore e conheça o Brasil”, realizada em Portugal, durante o “Rock in Rio Lisboa”, no primeiro semestre deste ano, estão em Minas Gerais. Os ganhadores da promoção que estão em Minas Gerais, com acompanhantes, são: 1º lugar, Carla Maria Pita da Silva Teixeira; 2º, Mafalda Maria Guerreiro Campaniço da Cruz Geraldes; 3º, Paula Cristina dos Santos Cunha; 4º, Tiago Pinto dos Santos; e 5º, Ana Cristina Garcia Ferreira.

No domingo, dia 26, eles estiveram na Feira de Artesanato da Av. Afonso Pena, em BH, e visitaram a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, na Grande BH, onde plantaram mudas de árvores, no Parque da Cascata, na Serra de Santa Helena. Essa tarefa fazia parte do prêmio da promoção. O primeiro a plantar uma muda de ipê foi José Miguel Falcão, convidado pela namorada, Mafalda Geraldes, segunda colocada na promoção, para a visita ao Estado. “Não conhecia Minas, mas a minha surpresa é muito positiva. Há uma identificação forte conosco, tanto pela língua quanto pelo nosso passado histórico. Estamos em casa”, explicou a estudante de Farmácia, em Portugal.

Ontem, dia 27, eles estiveram na Praça do Papa, Mercado Central e na Praça da Liberdade. Nesta terça-feira, 28, o grupo segue para Ouro Preto, Mariana e, na seqüência, Tiradentes, Congonhas e São João del-Rei.

Entre os ganhadores está uma brasileira, Ana Cristina Ferreira, dentista que, há sete, anos mora em Portugal. “Minha melhor amiga estava comigo e foi ela quem me chamou a atenção sobre a promoção. Fui, tirei a foto no estande brasileiro e depois comecei uma corrente com todos os amigos e conhecidos para que eu pudesse vencer. Recebi 60 mil votos, e olha que fiquei em quinto lugar”, disse Ana Cristina. Ela já esteve em Minas, aos 15 anos, mas não se lembra de muita coisa. “Na verdade, agora, estou conhecendo Minas, de verdade e ainda plantando a primeira árvore da minha vida”, afirmou.

A primeira colocada, Carla Maria Pita da Silva Teixeira, só conhecia o Brasil de nome. “Mas todos os anos, eu dizia que iria visitar o País. Este ano, consegui. A natureza de Minas é muito bonita, assim como a cultura. Precisamos conhecer uma cachoeira, atrativo que não temos por lá”, contou Carla, que recebeu 77 mil votos na promoção. A ONG Associação de Desenvolvimento Ambiental (Adesa), que promove ações de educação ambiental em Sete Lagoas e região, forneceu as mudas e acompanhou o plantio.

Sônia e o namorado Tiago Pinto dos Santos, quarto colocado na promoção, visitam o Brasil pela primeira vez. “Estou ansiosa porque sempre quis conhecer o país. A cultura de Minas é muito forte e Ouro Preto representa uma parte viva da história de Portugal”, complementou a estudante.


A ONG Associação de Desenvolvimento Ambiental (Adesa) foi fundada há oito anos, por um grupo de oito pessoas, para ajudar na preservação do Parque da Cascata. “Fortalecendo esse trabalho, criamos, há seis anos, o Grupo Semente para intervenções teatrais em Sete Lagoas. Foram 30 instituições visitadas nesse período. Atuamos tanto com ações de educação ambiental quanto com receptivo de grupos turísticos no parque, sensibilizando para a importância da preservação da área”, explicou Gabrielle Lana, que integra a diretoria da ONG e também é diretora de Marketing do Circuito Turístico das Grutas. O trabalho da ONG foi incluído no programa de roteirização do Circuito Turístico das Grutas, da Secretaria de Estado de Turismo de Minas (Setur) em 2008, como uma das possibilidades de passeios que podem ser inclusos em roteiros na região.

O”Rock in Rio Lisboa” aconteceu nos dias 30 e 31 de maio e 1º, 5 e 6 de junho deste ano. Para participar da promoção “Brasil, eu vou”, era preciso tirar fotografias num dos 12 cenários de destinos turísticos brasileiros no estande do Brasil, montado na “Cidade do Rock”. As fotos foram, então, publicadas no http://rockinrio.braziltour.com, e às cinco mais votadas foi dada a oportunidade de conhecer Minas Gerais, com direito a um acompanhante cada – ação realizada pelo Ministério do Turismo e Embratur, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo de Minas e a TAP (Transportadora Aérea Portuguesa).

De acordo com a secretária de Turismo de Minas, Érica Drumond (foto Wellington Pedro/Imprensa MG), a iniciativa visa a promoção do destino Minas Gerais em Portugal, tendo em vista o vôo Lisboa-Belo Horizonte que, desde fevereiro deste ano, é operado, regularmente, pela TAP. “Nossas ações, além do público português, visam também atingir todo o mercado turístico europeu, essencialmente importante para o desenvolvimento turístico e econômico do nosso Estado”, afirmou a secretária. Portugal é o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil e o primeiro entre os países europeus, com 280.438 visitantes, em 2007.

Nenhum comentário: