terça-feira, 28 de outubro de 2008

Fotojornalismo é tema do ‘Novos Registros’ deste mês

Da Ascom/PBH

A dissertação “Na cidade, o Fotojornalismo; no Fotojornalismo, Belo Horizonte”, do mestre em Comunicação Social, Frederico de Mello Brandão Tavares, é o tema do “Novos Registros” deste mês. O projeto do Arquivo Público de Belo Horizonte tem o objetivo de divulgar trabalhos acadêmicos sobre a Capital mineira e o Estado de Minas Gerais. A tese deste mês analisa a fotografia que faz parte da vida cotidiana das pessoas na cidade, e será apresentada na nesta terça-feira, dia 28, às 19h, no Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim), em Belo Horizonte, com entrada gratuita.

O trabalho consiste numa pesquisa detalhada sobre a relação próxima entre a fotografia e a cidade. A tese tem como objetivo revelar a Belo Horizonte contemporânea, Capital do Estado, tal como é retratada e, visualmente, representada nas fotografias de seus principais jornais.

Após a apresentação e debate, a tese será doada ao Arquivo Público e ficará disponível para consultas, na rua Itambé, 227, bairro Floresta, com funcionamento das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Frederico de Mello Brandão Tavares tem graduação (2002) e mestrado (2005) em Comunicação Social pela UFMG. Atualmente, é doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com bolsa integral do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É integrante também do Grupo de Pesquisa “Estudos em Jornalismo” (Unisinos/CNPq). Já foi professor em várias instituições de ensino superior em Belo Horizonte, atuando, principalmente, nas áreas de jornalismo de revista, jornalismo especializado, fotojornalismo e história da comunicação.

Nenhum comentário: