sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Teatro João Ceschiatti recebe ‘Hotel Carinhoso’



Depois de percorrer diversas cidades do Interior mineiro, “Hotel Carinhoso” – novo espetáculo do diretor Márcio Machado – estará em cartaz no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A curta temporada será desta sexta-feira, dia 10, ao próximo domingo, dia 12, e de 17 a 19 deste mês de outubro, com apresentações às 21h de sextas e sábados, e às 19h de domingos. “Hotel Carinhoso” é uma livre versão da obra de Georges Feydeau, e mostra o que o dinheiro e o poder é capaz de provocar na vida das pessoas, refletindo as várias facetas da mudança de comportamento e recompensas.

Escrita em 1894, a peça (foto/Alexandre Lopes) é uma comédia de costumes com um enredo cheio de graça, sátiras e absurdas situações cômicas. O autor satiriza um setor hipócrita da sociedade que só se importa com a ambição e o oportunismo que podem levar ao egoísmo extremo. Considerado “o mestre da farsa”, Feydeau sucede a Labiche e Molière como um dos mais importantes escritores da comédia teatral francesa.

A direção e adaptação do texto são de Márcio Machado, respeitado diretor mineiro que vem praticando um teatro de sondagem cômica, utilizando textos clássicos da dramaturgia universal. A peça apresenta uma trama aparentemente simples, mas que, no desenrolar do espetáculo, surpreende pela mudança de caráter dos personagens que usam a dissimulação como arma. Machado comenta que “O ‘Hotel Carinhoso’ recebeu uma versão para os dias de hoje, pois é incrível notar como essa realidade permanece atual, 114 anos depois de escrita”.

O elenco da peça conta com Abdon Braga, Viviane Reis, Shirley Barreto, Valmir Cavalcanti, Júlio César Moraes (indicado ao prêmio Sesc/Sated por “Arthur”, de Arthur Azevedo, em 2004) e Cacau Silveira (indicado ao prêmio Sesc/Sated por “Sempre Te Vi, Nunca Te Amei”, em 2003). A produção executiva é de Júlio César Moraes.

Nenhum comentário: