domingo, 12 de outubro de 2008

BH mobiliza ‘mil mães...’ pela amamentação

Da Ascom/PBH

A Comissão Perinatal da Prefeitura de Belo Horizonte promove, neste domingo, dia 12, às 11h, o evento “Mil Mães Amamentando”, no Parque das Mangabeiras (Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras), na Capital mineira, como parte da programação do Fantástico Mundo da Criança. A iniciativa tem como objetivo conscientizar as mães sobre a importância de amamentar seus bebês e estimulá-las a doar o leite humano. A mobilização conta com o apoio da Sociedade Mineira de Pediatria e a Pastoral da Criança, entre outras entidades governamentais e não-governamentais.

Gestantes, mães e interessados também poderão conhecer o estande do Movimento BH pelo Parto Normal, onde estará exposto um quarto de parto com material que permite a prática de exercícios e métodos de alívio da dor que favorecem o parto normal. Profissionais da área farão demonstrações desses procedimentos e darão orientações aos visitantes, além de oferecer material educativo sobre os benefícios do parto normal.

Segundo os médicos, “a amamentação propicia o fortalecimento do vínculo mãe-filho, diminui os riscos de a criança adoecer, além de reduzir a possibilidade de desenvolvimento, na vida adulta, de diabetes, hipertensão e outras doenças. Nos locais onde é registrado maior índice de aleitamento, é observada a diminuição significativa da mortalidade infantil. O ato de amamentar também ajuda a mulher a voltar à forma física depois da gravidez e a protege de algumas doenças, como câncer de mama e ovário”.

Outro ponto importante da mobilização é o estímulo às mães que amamentam para a doação do leite humano. Desde o ano passado, foi observada uma preocupante redução no número de mulheres que procuram os bancos de leite da cidade para a doação. “O leite humano é o mais indicado para uma melhor recuperação de bebês doentes e prematuros, bebês com alergia ou intolerância a outros alimentos”, garantem os pediatras.

Em Belo Horizonte, mães com dificuldade para amamentar podem contar com o apoio da Rede Solidária BH de Aleitamento Materno, composta pelos Centros de Saúde, Posto de Coleta Mama Bebê, da Unidade de Referência Secundária (antigo PAM Saudade) e das Maternidades do Sistema Único de Saúde: Hospital Odilon Behrens, Maternidade Hilda Brandão (Santa Casa), Hospital das Clínicas, Hospital Sofia Feldman, Hospital Júlia Kubistchek e Maternidade Odete Valadares. A doação do leite humano também pode ser feita nestes locais.

Nenhum comentário: