Entrando em sua penúltima semana, o ciclo de conferências “Mutações – A condição humana” apresenta, nestas quarta e quinta-feiras, dias 1º e 2, em Belo Horizonte, os conferencistas Sérgio Paulo Rouanet e Eugênio Bucci.
Baseado no ensaio “A crise do espírito”, de Paul Valéry, o diplomata e ex-ministro da Cultura, Sérgio Paulo Rouanet, pretende pensar “a crise que se deu a partir do fim da Guerra Fria, num mundo que se confronta com a rejeição radical da modernidade e que vive os desafios gêmeos da globalização e da fragmentação”. Ele vai desenvolver o tema “Nós, as civilizações, sabemos que somos mortais”.
Já o jornalista Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás, adota, “como sintoma”, o livro “River out of Éden”, de Richard Dawkins, e lança diversas questões sobre “Aquilo de que o ser humano é instrumento: Estaria o discurso genético refundando a metafísica ou, ao menos, estabelecendo outra metafísica, a genética?”.
Com curadoria do jornalista e filósofo Adauto Novaes, o ciclo faz parte do programa “Cultura e Pensamento”, do Ministério da Cultura, e acontece também em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
A programação das conferências em Belo Horizonte vai até o dia 9 deste mês, sempre às 19h30min das terças, quartas e quintas-feiras, na Casa Fiat de Cultura (rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250 – bairro Belvedere), na Capital mineira.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3224-5350 e/ou pelo site www.casafiatdecultura.com.br .
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário