
Da AGÊNCIA MINAS
A Secretaria de Estado de Turismo de Minas (Setur) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV/MG) acabam de assinar um termo de parceria para execução do Projeto “Minas para os Mineiros”, com foco no aumento das vendas de produtos turísticos do Estado pelos agentes de viagens cadastrados na Abav/Minas. Estiveram presentes à cerimônia, na sede da Abav/MG, representantes de entidades do trade turístico, como Belotur, Instituto Estrada Real, BH Convention Bureau e Sebrae/MG.
O projeto prevê ações que incluem workshops de capacitação no Interior do Estado e na Capital mineira, além de encontros de negócios entre receptivos mineiros e agentes de viagens. “A Abav possui capilaridade no Interior do Estado, o que possibilita que a política pública de turismo possa chegar na ponta, ao agente de viagens, que lida, diretamente, com o público final. Minas Gerais já é o segundo destino brasileiro nos fluxos de viagens domésticas. A Setur tem promovido campanhas para o próprio mineiro, como o “Minas são muitas. Quantas você conhece?”, estimulando o aumento dessa visitação interna e a ampliação do tempo das viagens – que hoje é estimado em três dias, em média”, explicou a secretária de Turismo de Minas, Érica Drumond.
A secretária também ressaltou a importância de o próprio mineiro valorizar os destinos turísticos do Estado e receber bem os visitantes. “Um bom lugar para morar é também um bom lugar para se visitar. A meta da Setur é transformar Minas no melhor e mais visitado destino turístico do Brasil. Para isso, temos articulado parcerias estratégias junto a entidades do setor e também dentro do Governo de Minas que, por meio de política pública, tem estimulado o desenvolvimento da atividade turística com foco na geração de emprego e renda”, acrescentou a secretária Érica Drumond.
Para a Abav/MG, a parceria é de grande importância para o turismo em Minas Gerais, pois vai fortalecer e fomentar o desenvolvimento do setor. “Para isso, continuaremos a investir pesado na qualificação e reciclagem dos agentes de viagens, para que eles, que estão em contato direto com os clientes, apresentem, de forma mais clara, dinâmica e eficaz, os produtos turísticos do Estado. O reflexo desse investimento será o aumento do número de agências associadas, que deve chegar a 400 num curto período de tempo”, afirmou o presidente da Abav mineira, José Maurício de Miranda Gomes. Durante o evento, ele anunciou 45 novos agentes cadastrados na entidade, todos motivados pelo Projeto “Minas para os Mineiros”.
O projeto “Minas para os Mineiros” vai atuar no sentido de diversificar e qualificar a oferta de produtos turísticos, incentivando o fluxo de visitação dentro de Minas Gerais. “Quando falamos em diversificação, é preciso atentar para a integração de roteiros turísticos com outros destinos brasileiros, especialmente na própria região Sudeste, devido à localização estratégica e o fácil acesso. Nossos produtos são complementares, não concorrentes, porque oferecemos vivências únicas, diferentes de sol e mar. É a vez de Minas Gerais”, argumentou a secretária Érica Drumond (foto/Omar Freire - Imprensa MG).
Toda essa diversidade do Estado será apresentada durante a 36ª edição da Feira e Congresso Abav 2008, neste mês de outubro, no Rio de Janeiro, onde estarão presentes os principais agentes e operadores de viagens do Brasil e do exterior. Um dos mais expressivos eventos do turismo brasileiro, o evento da Abav recebeu, em 2007, aproximadamente 700 expositores do Brasil e exterior e 32 delegações estrangeiras, além de 24 mil visitantes, de acordo com a organização. “Promovemos e divulgamos os roteiros e destinos mineiros nas principais feiras e eventos nacionais e internacionais, além de incentivarmos a participação da iniciativa privada, que poderá ofertar e comercializar os produtos turísticos de Minas”, revelou a secretária de Turismo, Érica Drumond.
Nenhum comentário:
Postar um comentário