Da AGÊNCIA MINAS
Ontem, dia 1º, foram entregues certificados de habilitação do Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PMQP-H) para 95 empresas das áreas de arquitetura e engenharia consultiva e de execução de obras (nos subsetores de edificações e obras rodoviárias). Esses certificados serão exigidos pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas (Setop), pelos departamentos de Estradas de Rodagem (DER) e de Obras Públicas (Deop), e pela Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab-MG), das empresas que forem participar de licitações de obras estaduais.
Segundo o secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas e coordenador do PMQP-H, João Fleury, “o principal objetivo da certificação é prestar um serviço com melhor qualidade, entregando obras qualificadas, com preços justos e prazos adequados.
Receberam os certificados, os três sindicatos ligados à construção civil do Estado, que já estavam com seus acordos setoriais assinados com o PMQP-H: Sinaenco, representando as empresas de arquitetura e engenharia consultiva; Sinduscon, as empresas de edificações; e o Sicepot, representando as empresas de obras rodoviárias.
“Hoje estamos promovendo a primeira certificação das empresas que prestam serviço ao Sistema de Transportes e Obras Públicas. Os sindicatos assumiram o compromisso de que todas as empresas a eles filiadas passem por um processo de certificação. Começamos com o nível “D”, que hoje entregamos, indo até o nível “A”, em que as empresas atingem o patamar de qualidade, criando processos de controle, informatização, prestação de serviços e também reorganização interna”, disse o secretário João Fleury.
Para o presidente do Sinaenco, Yuzo Sato, as obrigações das empresas não cessam com o recebimento do certificado. “O Estado implantará vários outros procedimentos, e as empresas deverão se organizar para cumprir as determinações. Com isso, a nossa expectativa é de que melhore efetivamente a qualidade dos projetos”, comentou.
Segundo o diretor de Relações Institucionais do Sinduscon, Werner Rohlfs, “é muito importante a pactuação para que melhoremos não só nossos produtos, mas também o relacionamento entre os órgãos contratantes, os projetistas, juntamente com o usuário final que é o cidadão”, afirmou Rohlfs.
“Todos os atos do governo vêm sempre no sentido de que prestemos o melhor serviço para a sociedade, com a preocupação de que seja bom para o órgão, para o prestador de serviço e para o usuário. Para isso, temos feito um grande trabalho em conjunto, com inúmeras reuniões, objetivando um melhor serviço, com preço compatível e uma melhor condição para que as empresas trabalhem”, citou o presidente do Sicepot, Marcus Salum.
A coordenadora-adjunta do PMQP-H, Natália Couto Bavoso, informou que as empresas que ainda não se certificaram, devem procurar a Secretaria Executiva do Programa para formalizarem suas adesões. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (31) 3239-0810 e pelo email pmqp-h@transportes.mg.gov.br .
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário