
Depois de encerrar 2007 com 19 edições e um público de mais de 3.500 crianças e jovens, o “Concerto Didático”, projeto da Fundação Clóvis Salgado, voltado para alunos de instituições de ensino, continua, através da Diretoria de Ensino e Extensão, com suas atividades em 2008. Nesta terça-feira, dia 2, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresenta às 9h30min, no Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Com regência do maestro Charles Roussin, os músicos da OSMG (foto/Paulo Lacerda) vão interpretar trechos de “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev. A previsão é de que esta edição do Concerto Didático reúna mais de 100 estudantes. Os ingressos são gratuitos, mas os interessados devem fazer agendamento prévio pelo telefone (31) 3236-7322.
O “Concerto Didático” tem o objetivo de apresentar instrumentos e curiosidades da música erudita. Durante as apresentações, que duram cerca de uma hora, cada naipe (ou grupo de instrumentos da Orquestra) se exibe separadamente e, depois, em conjunto, mostrando a sonoridade de cada grupo de instrumento, entrosando-o ao conjunto. A partir daí, os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos instrumentos, como se organiza a orquestra e a função do maestro.
Um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais possui atuação diversificada, se apresentando em óperas, balés, concertos e espetáculos ao ar livre na Capital e no Interior de Minas. Seu repertório abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo. A OSMG faz apresentações ao longo de todo o ano, participando de inúmeros projetos da FCS para divulgação da música erudita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário