sábado, 12 de julho de 2008

‘Velhas Guardas...’ tem pré-estréia na Capital mineira





Neste sábado, dia 12, os amantes de cinema e de samba poderão assistir à pré-estréia de “Velhas Guardas – Os Encontros”, um documentário de Joatan Berbel, com a presença do cineasta. A sessão será às 18h, no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), com entrada franca, mas a retirada dos ingressos deve ser feita meia hora antes.

O filme, produzido entre 2006 e 2008, aborda a história, a memória e a organização daqueles que fundaram as escolas de samba no Rio de Janeiro. A partir da década de 80, compositores, antigos diretores e sambistas da Velha Guarda foram, aos poucos, sendo substituídos por uma geração que privilegiou o carnaval como negócio, criando a chamada “indústria do carnaval”. O desfile das escolas de samba recebeu uma nova configuração, na qual o “samba no pé” perdeu espaço para a imponência dos carros alegóricos e o samba enredo se tornou secundário diante dos efeitos e pirotecnias visuais. Relegados a um segundo plano em suas escolas de samba, os representantes das Velhas Guardas organizaram uma Associação, e, em 1989, passaram a promover encontros aos domingos.

Nestes encontros, mais de 80 grupos desfilam, confraternizam-se, trocam idéias e, juntos, conservam a tradição do samba do Rio de Janeiro. O documentário “Velhas Guardas” procura apresentar um panorama deste movimento, através de entrevistas com seus principais personagens, entre os quais, Monarco e Nélson Sargento (foto/Divulgação), Dona Ivone Lara, Zuzuca, Baianinho e Noca da Portela. Com ritmo e harmonia, os grandes nomes do samba carioca contam e cantam a história do surgimento das escolas de samba no Brasil.

Nenhum comentário: