segunda-feira, 21 de julho de 2008

Minas Gerais faz seleção para cursos do Estado

Da AGÊNCIA MINAS

Interessados em concorrer a uma das 11.800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE), em instituições particulares, além do Senac e do Senai, estão sendo selecionados. Os cursos são dirigidos a jovens de 18 e 24 anos de idade, que já concluíram o Ensino Médio em qualquer rede de ensino e aos estudantes matriculados no 2º ou 3º anos do Ensino Médio da rede estadual.

Entre as novidades para o segundo semestre está o oferecimento de 30 vagas para o Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade (EARMFA) da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).

Além das vagas do curso da Faop, estão sendo oferecidas vagas nos cursos técnicos de Segurança do Trabalho, Secretariado, Informática, Estética, Manutenção, Mecatrônica, Hotelaria, Mineração, Mecânica, Edificações, Nutrição e Dietética, Construção Civil, Confecção Industrial, Gestão, Automobilística, Desenho Industrial, Meio Ambiente, Enfermagem, Farmácia, Química, Eletromecânica, Instrumentação, Solda, Radiologia, Eletroeletrônica, Automação e Controle, Produção, Contabilidade, Alimentos, Ótica, Açúcar e Álcool, Manejo e Sanidade Animal, Química Industrial, Eventos, Guia de Turismo e Patologia Clínica.

Essa é uma ação do Programa de Educação Profissional (PEP), que tem como meta criar oportunidade de formação técnica para 110 mil jovens, até 2010, totalizando R$ 217 milhões em recursos do Tesouro. O programa é coordenado pela Secretaria Estadual de Educação de Minas (SEE). Até agora, mais de 34 mil inscrições já foram registradas.

Ao longo de 2008, 44.735 jovens serão beneficiados com os cursos do PEP. Desse total, 20 mil alunos preencheram as vagas do primeiro edital de credenciamento de instituições privadas e começaram as aulas em março. O investimento no ano é de R$ 83,6 milhões.

O diferencial desta segunda edição do PEP, cujas aulas começam em 1º de setembro próximo, é que, agora, o próprio aluno vai escolher a instituição onde quer fazer o curso, que têm duração de 12 a 34 meses. A iniciativa faz parte da Rede Mineira de Formação Profissional, uma estratégia do Governo de Minas para otimizar o aproveitamento da capacidade já instalada no Estado na área de formação profissional técnica em instituições privadas (filantrópicas, comunitárias, do sistema S e particulares) e instituições públicas (federais e municipais).

A lista completa com os nomes dos cursos disponíveis por município está publicada no endereço http://www.educacao.mg.gov.br/. Além de Belo Horizonte, são mais 33 cidades atendidas, com as vagas oferecidas aos municípios de Almenara, Araxá, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Oriente, Betim, Boa Esperança, Capelinha, Coronel Fabriciano, Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Ituiutaba, Iturama, Jaíba, Janaúba, Januária, Juiz de Fora, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto, Paracatu, Pirapora, Piumhi, Poços de Caldas, São João del-Rei, Timóteo, Uberaba, Uberlândia e Viçosa.

Nenhum comentário: