sábado, 26 de julho de 2008

Ana Cláudia Assis no ‘Concerto Brasileiro’ da FCS

Neste sábado, dia 26, o “Concerto Brasileiro” da Fundação Clóvis Salgado traz duas estréias mundiais: a música de Sílvio Ferraz e a de Rafael Martini. A apresentação fica por conta da pianista Ana Cláudia de Assis, que promete levar ao público informações estético-culturais sobre as obras em um concerto no formato de recital-palestra. O “Concerto Brasileiro” será às 18h, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e os ingressos custam R$ 5,00 e R$ 2,50 (meia entrada conforme a lei).

Mensalmente, o “Concerto Brasileiro” apresenta concertos de câmara de alta qualidade e excelência. Com a participação de músicos e grupos nacionais convidados, o projeto tem como ponto forte a apresentação de obras brasileiras compostas no século XX e XXI. Para o repertório deste sábado, Ana Cláudia de Assis apresenta obras de Guerra-Peixe, Gilberto Mendes, Almeida Prado, Sílvio Ferraz e Rafael Martini.

Ana Cláudia de Assis é professora adjunta do Departamento de Teoria Geral da Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde leciona as disciplinas Piano Complementar, Análise e Interpretação da Produção Pianística do Século XX, História da Música Brasileira. Obteve, em 1997, o título de Mestre em Práticas Interpretativas da Música Brasileira, pela Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO), com a dissertação “O Timbre em Ilhas e Savanas de Almeida Prado. Em 2006, defendeu sua tese de doutorado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG intitulada “Os Doze Sons e a Cor Nacional: Conciliações Estéticas e Culturais na Produção Musical de César Guerra-Peixe (1944 – 1954)”.

Como pianista, Ana Cláudia dedica-se à pesquisa e divulgação da música contemporânea brasileira, sendo responsável pela estréia de obras escritas por renomados compositores, como Almeida Prado, César Guerra-Peixe, Eunice Katunda, Hans-Joachim Koellreutter, dentre outros. Atualmente é pianista do “Grupo Oficina Instrumental Música Viva”, criado exclusivamente com o intuito de divulgar, por meio de concertos, seminários e gravações, a música contemporânea nacional e estrangeira. A pianista ainda participou de vários CDs dedicados à música brasileira, dentre eles “O Som de Almeida Prado” (1999) e “Panorâmica da Criação Musical em Belo Horizonte” (2006).

Nenhum comentário: