domingo, 13 de julho de 2008

FCS oferece curso de aperfeiçoamento profissional

Estão abertas as inscrições para os cursos de aperfeiçoamento profissional que o Centro Técnico de Produção da Fundação Clóvis Salgado está oferecendo no segundo semestre de 2008. De agosto a dezembro deste ano, serão nove cursos, entre oficinas e workshops em Belo Horizonte. Os interessados devem preencher a ficha que está disponível no site do Palácio das Artes (www.palaciodasartes.com.br) e encaminhá-la ao Centro Técnico de produção, através do e-mail centrotecnico@palaciodasartes.com.br . Haverá análise dos dados dos inscritos e as oficinas começam a partir de agosto.

O Centro Técnico de Produção é responsável pela produção de cenários e figurinos para grandes produções culturais, como óperas, balés e teatros. Ocupando galpões da antiga fábrica de tecidos de Marzagão, em Sabará, o espaço é, hoje, um dos maiores do Brasil no gênero, e abriga oficinas de marcenaria, serralheria, moldes, formas, texturas e pinturas, luz e cor, adereçaria, corte e costura e serviços complementares. Possui também um imenso acervo de cenários e figurinos de obras encenadas pela Fundação Clóvis Salgado e colocadas à disposição para aluguel do público interessado.

Desde que foi criada, há um ano, essa iniciativa do Centro Técnico de Produção tem sido um sucesso. Os cursos e oficinas são oferecidos não só àqueles que procuram uma nova forma de inserção no mercado, como também às pessoas que buscam aperfeiçoar suas práticas profissionais.

Esta é a terceira edição de cursos técnicos oferecidos pelo CTP – Fundação Clóvis Salgado e Instituto Cultural Sérgio Magnani. Para este semestre, serão oferecidas as seguintes oficinas: maquiagem cênica (12 vagas), adereçaria (10 vagas), confecção de bolsas (10), cenografia (15), iluminação (15), batik (10) e teatro das formas animadas (15 vagas). Já os workshops são: cenografia e espaço cênico (15 vagas) e caracterização cênica e efeitos (12 vagas).

Para ministrar as oficinas, foram selecionados professores altamente capacitados e com vasta experiência na área. Muitos deles se destacam pela atuação em grandes espetáculos, como óperas, peças de teatro e apresentações de dança, não só em Belo Horizonte, como também em outros Estados. Dentre os nomes, pode-se citar Lídia Kosovsky, Regina Mahia, Marciano Mansur, William Rausch, Raul Belém Machado, Guilherme Bonfati, Vilma Rodrigues e Vavá Torres, com uma vasta experiência em teatro, cinema e novelas da Rede Globo.

Ministrados a partir de agosto, os cursos são voltados para profissionais que já atuam ou trabalham em diversas áreas nas artes cênicas. Todos os encontros serão feitos no Centro Técnico de Produção do Palácio das Artes, em Marzagão, Sabará. Haverá sempre um ônibus partindo da portaria principal do Palácio das Artes, uma hora antes de cada oficina, sem custo adicional para os candidatos.

Nenhum comentário: