terça-feira, 1 de julho de 2008

PM de MG lança Operação ‘Férias Seguras Julho/2008’

Da AGÊNCIA MINAS

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) lança, nesta terça-feira, dia 1º, às 16h, na Praça Rio Branco (“Praça da Rodoviária”), no Centro de Belo Horizonte, a Operação “Férias Seguras Julho/2008”, quando serão apresentadas as estratégias de segurança, que serão implantadas no período das férias que se iniciam. A operação contará com 384 policiais, em 48 Patrulhas de Prevenção Ativa (PPA).

Serão dadas orientações sobre segurança para a população, e a prevenção de arrombamentos a residências na Capital mineira. Também participarão do trabalho 164 militares das 52 Guarnições Tático-Móveis e das Bases Comunitárias Móveis (BCM), de forma itinerante.

A Operação “Férias Seguras” começou em 2005. Desde então, a população tem contado com um resultado altamente favorável. Com o objetivo de promover uma redução ainda maior nos índices de arrombamentos, alguns bairros da Capital mineira, mesmo não tendo apresentado uma incidência expressiva de registros, serão orientados pela Polícia Militar.

Segundo as autoridades de Segurança, “é imprescindível a participação ativa da comunidade, adotando medidas de auto proteção e promovendo uma atuação solidária, por meio da criação de uma rede de vizinhos protegidos, denunciando situações emergenciais à Polícia Militar, através do telefone 190 ou fazendo denúncias anônimas, por meio do Disque-Denúncia 181”.

A partir desta terça-feira, as Patrulhas de Prevenção Ativa vão atuar nas 24 áreas de segurança em Belo Horizonte, dando início às visitas nas residências para fins de avaliação das condições de segurança, quando serão repassadas as orientações necessárias, através da distribuição de 25 mil Dicas PM à população.

A PMMG lembra que, “para que a operação seja bem-sucedida, é imprescindível que os moradores sigam algumas orientações, tais como examinar, com cuidado, os pontos vulneráveis da casa e aumentar a segurança; ao sair, verificar se as portas e janelas estão trancadas; objetos e ferramentas, como escadas, tambores, marretas, etc., deixados à vista facilitam os arrombamentos; cortinas e persianas completamente fechadas, luzes acesas durante o dia e a noite e caixas de correios cheias de correspondências são indicativos de que a residência está vazia.

Durante a ausência do morador, o vizinho ou um familiar pode ajudar muito, considerando as seguintes dicas de proteção: recolher os jornais e as correspondências, diariamente; verificar se há alguém desconhecido próximo à residência, algum movimento ou barulho no interior da casa, avaliar a situação e, se confirmar a suspeita, acionar a Polícia Militar. A retirada de móveis da residência, sem a presença do proprietário, poderá ser um indicativo de ocorrência de furto e/ou arrombamento. Alguém pulando muro não é comum e deve ser entendido como uma atitude suspeita”.

Nenhum comentário: