quinta-feira, 24 de julho de 2008

Minas Gerais já faz detecção de parasitas em água

Da AGÊNCIA MINAS

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) - Laboratório Central de Minas Gerais - já está capacitada, a partir deste mês de julho, para a detecção de parasitas intestinais - Cryptosporidium spp e Giardia spp - que podem ser encontrados em água para consumo. A Funed integra, desde 2006, um projeto interlaboratorial que reuniu a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Universidade de Campinas (Unicamp), a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (Sanasa - Campinas) e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb-SP).

O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde e, para chegar aos resultados precisos, foram avaliadas três diferentes metodologias de detecção dos parasitas em amostras de água. O Laboratório de Microbiologia de Águas da Funed recebeu, desde o inicio dos estudos, R$75 mil para a compra de insumos e equipamentos. Confirmou-se que todas as metodologias são eficientes, dependendo da origem da amostra a ser analisada, porém uma delas se mostrou mais eficaz em todos os casos.

A partir de agora, caso haja um surto cuja suspeita seja contaminação da água, a Funed irá atuar na detecção dos parasitas, que podem causar doenças diarréicas. Esses protozoários têm se destacado mundialmente como principais contaminantes associados à veiculação de água. Como o conhecimento a respeito desses riscos no Brasil ainda é reduzido, o Ministério da Saúde estabeleceu, na Portaria 518/2004, a inclusão de pesquisa desses organismos patogênicos, com o objetivo de atingir, como meta, um padrão de ausência, dentre outros, de Giardia spp e Cryptosporidium sp.

"A Funed está capacitada para o uso das metodologias para este ensaio e para atender as demandas relacionadas à elucidação de possíveis surtos que tenham suspeitas de contaminação", afirma a farmacêutica Rita Lopes, chefe do Serviço de Divisão de Vigilância Sanitária da Fundação. Além disso, a Funed poderá capacitar outros Laboratórios Centrais de Saúde Pública e alcançar padrão de referência em relação a mais esse serviço.

Nenhum comentário: