terça-feira, 1 de julho de 2008

Minas Gerais ganha novo pólo aeronáutico brasileiro

Da AGÊNCIA MINAS

O governador Aécio Neves e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciaram ontem, dia 30, em Itajubá, Sul de Minas, a implantação do Pólo Aeronáutico Brasileiro de Helicópteros de Grande Porte, para produção e desenvolvimento do helicóptero Super Cougar. O anúncio foi feito durante a comemoração dos 30 anos de atividades da Helibras, quando foi assinada uma declaração de intenção entre os Ministérios da Defesa do Brasil e da França para facilitar aquisições de helicópteros e viabilizar o projeto industrial de produção da nova aeronave.

O novo Pólo Aeronáutico Brasileiro será implantado a partir da fábrica da Helibras, em Itajubá, envolvendo também fornecedores de peças e equipamentos instalados em outros Estados brasileiros. A Eurocopter, empresa francesa controladora da Helibras, vai investir cerca de 350 milhões de euros na expansão da fábrica em Itajubá, para a implantação da linha de produção de helicópteros de grande porte.

“Mais do que um projeto mineiro, este é um projeto de extraordinária dimensão nacional. Da mesma forma que nos consolidamos através da Embraer como importante pólo de fabricação de aeronaves do mundo, nós estamos iniciando, a partir desses entendimentos, o segundo grande pólo de indústria aeronáutica do Brasil, a partir de Itajubá e com parceiros de outras partes do País”, disse Aécio Neves, em pronunciamento durante a solenidade.

Os entendimentos avançados, nesse sentido, entre Brasil e França, incluem a transferência e desenvolvimento de tecnologias no Brasil, a ampliação da autonomia das Forças Armadas e o aumento da capacidade exportadora do País no setor aeronáutico. O governo brasileiro se comprometeu, por meio da Aeronáutica, da Marinha e do Exército a adquirir os novos helicópteros da Helibras.

“O Brasil definitivamente entra na era da produção de helicópteros de grande porte, com esse investimento em Itajubá. E essa parceria com a Eurocopter deixa o Brasil numa situação absolutamente confortável porque não só vamos produzir, como dinamizar as vendas em toda a América latina, que é um mercado extraordinário”, disse o presidente Lula, que foi à Helibras acompanhado dos ministros Hélio Costa (Comunicações), Nelson Jobim (Defesa) e Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio). Também estiveram presentes o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas, Alberto Portugal.

A Helibras é a única fabricante de helicópteros da América Latina, que monta e vende aeronaves da linha francesa Eurocopter no Brasil. O Governo de Minas detém 25% do capital votante da empresa, por meio da MGI Participações. A Eurocopter tem 45% das ações e 30% são do grupo financeiro Bueninvest. Além da produção mensal de três helicópteros Esquilo, com o projeto da nova fábrica, entra em operação o SuperCougar, de médio porte, com capacidade para 20 pessoas e cerca de 10 toneladas, para atender o mercado interno e exportação.

Desde a sua criação, em 1980, a Helibras já produziu e entregou ao mercado cerca de 500 helicópteros, 70% deles do modelo Esquilo, o mais vendido no País e um dos mais comercializados no mundo, considerado uma opção de transporte versátil para as grandes cidades.

As vendas da empresa, que emprega 250 funcionários, cresceram 55% em 2007, sobre o ano anterior, alcançando faturamento de US$ 92 milhões, com a entrega de 25 helicópteros. A carteira de encomendas é de 48 unidades, o que preenche toda a produção deste ano. A fila de espera do modelo Esquilo vai até 2010.

Nenhum comentário: