segunda-feira, 14 de julho de 2008

Livro e debate sobre direitos humanos na ALMG

Da Ascom/ALMG

A abordagem de assuntos relacionados aos direitos humanos na sala de aula da rede pública de ensino é uma dos temas a serem tratados pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta segunda-feira, dia 14, às 19h30min, no Auditório, em Belo Horizonte”. Na reunião, requerida pelo presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), será também lançado o livro “Resgatando os Valores da Escola Pública”, da professora Maria Luciene.

Segundo o parlamentar, o livro tem como ponto de partida a questão da violência doméstica, e é um bom exemplo de como conteúdos envolvendo direitos humanos podem ser trabalhados nas escolas. Para Durval Ângelo, temas dessa natureza ganharam mais espaço nos currículos após a implantação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, em 2007. "O livro da professora Maria Luciene, intelectual séria, com vários trabalhos publicados, se insere no contexto da cultura da paz que a comissão defende. A obra está sendo adotada em escolas de diversos municípios, entre eles, Contagem, onde é indicado para leitura dos estudantes", observou.

“Resgatando os Valores da Escola Pública”, da professora Maria Luciene, retrata situações diversas vividas por educadores, alunos e comunidade. No convite de lançamento, ela justifica que "os valores da sociedade estão mudando, e a escola necessita, urgentemente, rever o seu papel educacional em busca de um País mais justo e mais igualitário, em que pais, alunos e educadores venham a se sentir mais valorizados". O livro é fruto de experiências de Maria Luciene que, além de escritora, é também professora de Português na Escola Estadual Três Poderes, no bairro Itapoã, em Belo Horizonte.

Além de deputados e da própria escritora, foram convidados para a reunião, o diretor da escola, Alber Fernandes; o professor de História e a orientadora educacional da Escola Estadual Álvaro Salles, Tiago de Castro e Tânia Fátima de Souza; e o ex-diretor da Escola Estadual São Rafael, José Juvenal da Cruz Filho.

Nenhum comentário: