sábado, 12 de julho de 2008

Belo Horizonte assiste a teatro de rua do Grupo Galpão

O público de Belo Horizonte terá oportunidade de conferir, neste sábado, dia 12, a um ensaio aberto do novo espetáculo de rua “Arande Gróvore”, desenvolvido pelos alunos do Projeto Oficinão 2007, do Galpão Cine Horto. A peça, com direção de Inês Peixoto e Laura Bastos, pesquisa musical de Fernando Muzzi e criação cenográfica de Helvécio Izabel, será apresentada às 16h, no Centro Cultural Lagoa do Nado (rua Hermenegildo de Barros, 90, bairro Itapoá), em Belo Horizonte. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3418-5580 e pelo site www.galpaocinehorto.com.br.

Com livre acesso, a apresentação desta tarde faz parte do Projeto “Pé na Rua”, do próprio Galpão Cine Horto, com o patrocínio da Usiminas, Cemig e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

O espetáculo “Arande Gróvore” parte da idéia de usar objetos rodantes, feitos à partir de bicicletas velhas, como base para uma possível cenografia instalada embaixo de uma árvore. Nessa estrutura, promove-se um encontro entre atores e público. Os seis atores do elenco, oriundos do projeto Oficinão 2007, e o público, emergem em um conteúdo baseado nas pesquisas de Câmara Cascudo e Sílvio Romero, sobre os contos tradicionais e populares brasileiros. “Arande Gróvore” invoca a Deusa da Reminiscência, Mnemosyne, fundando a cadeia da tradição e transmitindo os acontecimentos de geração em geração. E como diz o ditado, “quem conta um conto, aumenta um ponto”, ele torna as histórias vivas e humanas, rumorosas, com gestos, canções, danças entremeadas às narrativas, recheadas de nossas experiências, recontadas através da lente do maravilhoso.

"Arande Gróvore" viajará, ao longo deste mês de julho, pelos festivais de inverno de Entre Rios, Congonhas, Diamantina, Itabira, Ouro Preto e Baependi, e tem estréia marcada, em Belo Horizonte, para 9 de agosto próximo.

Nenhum comentário: