sábado, 19 de julho de 2008

Cordisburgo homenageia o escritor Guimarães Rosa

Em sua 20ª edição, a Semana Roseana já é um evento tradicional no calendário cultural dos amantes da obra literária do escritor mineiro. Neste mês de julho – deste sábado, 19, até o dia 27 próximo –, celebra=se os 100 anos de nascimento de um dos maiores escritores mineiros, do Brasil e do mundo – João Guimarães Rosa. A abertura solene da Semana será amanhã, dia 20, a partir das 18h, na Academia Cordisburguense de Letras, na terra do escritor, Cordisburgo.

A data marcará o lançamento do carimbo postal comemorativo, que será usado pelos Correios durante a Semana, e a abertura da Exposição “Sertão Encarnado” na sala de exposição temporária do Museu Casa Guimarães Rosa - instituição vinculada à Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais – que promove a Semana Roseana, anualmente, em parceria com a Associação de Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa.

A Semana Roseana agita a cidade de Cordisburgo – na região Central do Estado, a 122 quilômetros de Belo Horizonte –, com diversos eventos culturais e educativos gratuitos, atraindo visitantes de todo o País. Oficinas, mostras de filmes, seresta, poesia, literatura, teatro, palestras, debates, corrida de aventura e passeios ecológicos enriquecem a rotina da cidade em nove dias de programação. Pautado em variadas linguagens artísticas, o movimento envolve efetivamente a comunidade local, visando ao desenvolvimento sociocultural e à criação de oportunidades de fruição da obra de Guimarães Rosa. As atividades e seus desdobramentos são ainda fortalecidos com a participação de intelectuais, artistas, estudantes, professores e outros visitantes vindos das mais variadas partes do Brasil.

Há 19 anos, a Semana Roseana acontece, recebendo cerca de cinco mil participantes a cada edição. Ações culturais como essa, desenvolvidas pelo Museu Casa Guimarães Rosa, possibilitam ao público uma nova compreensão do texto literário de Guimarães Rosa ao aproximá-lo das experiências reais vividas pelos conterrâneos do escritor. O Museu se estabelece como uma referência cultural para a cidade, manifestada através da intimidade com que os cidadãos usam seu espaço e participam das atividades por ele promovidas.

A XX Semana Roseana é promovida com o patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Cordisburgo, da Academia Cordisburguense de Letras e da Câmara Municipal de Cordisburgo.

Nenhum comentário: