terça-feira, 22 de julho de 2008

Mineiros fazem ‘imersão’ na cultura norte-americana

Da AGÊNCIA MINAS

Com olhos e ouvidos atentos, 21 estudantes da rede pública de ensino de Minas Gerais e dois de Goiás iniciaram, em Belo Horizonte, uma “imersão” na cultura norte-americana, promovida pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), em parceria com a Embaixada Americana. A iniciativa contribui para que os alunos tenham mais oportunidade no mercado de trabalho. Além das atividades escolares, eles conheceram, o Palácio da Liberdade, sede do Governo de Minas.

Fazer trabalhos voluntários é um dos requisitos para selecionar os beneficiados do Programa English Immersion USA, mais conhecido como Jovem Embaixadores.

Desde que foi criado, há cinco anos, segundo o diretor-executivo do Icbeu, coronel Antônio Carlos dos Santos, 142 jovens de todo o Brasil com habilidade na língua inglesa da rede pública de ensino foram beneficiados pelo Programa English Immersion USA, iniciativa que, anualmente, seleciona estudantes brasileiros da rede pública de ensino para uma imersão na cultura dos Estados Unidos. Os estudantes mineiros são destaques, e aqueles que não vão para os Estados Unidos ganham a “imersão” em Belo Horizonte.

A supervisora do programa, a americana Judy Hardacre, explica como a iniciativa tem ajudado os jovens mineiros a conquistarem bolsas de estudos nos Estados Unidos. Na última seleção, 30 mil jovens se inscreveram. A representante da Embaixada dos Estados Unidos, Tara Rougle, e a adida cultural de Imprensa e Cultura do consulado americano no Rio de Janeiro, Heidi Arola, foram as duas primeiras palestrantes do dia e mostraram como funcionam o sistema educacional americano e sua literatura. As aulas serão ministradas na Biblioteca do Icbeu.

Até o dia 25, os estudantes mineiros de escolas públicas de Frutal, Iguatama, Juiz de Fora, Mar de Espanha, Montes Claros, Patos de Minas, Patrocínio, Porteirinha, Ribeirão das Neves, Ubá, Uberaba e Belo Horizonte estudarão temas como história dos Estados Unidos, língua inglesa (aprendendo inglês com jogos e músicas), cultura e sociedade norte-americana, aulas de conversação e esportes tipicamente norte-americanos, como beisebol, futebol americano, boliche, entre outros.

As despesas com transporte, hospedagem e com o curso serão totalmente pagas pela embaixada. Participarão professores americanos da Embaixada, de universidades norte-americanas, do escritório Comercial dos Estados Unidos em Minas Gerais, do Icbeu e da Escola Americana.

Nenhum comentário: