terça-feira, 29 de julho de 2008

Minas Gerais exporta modelo de Turismo Solidário

Da AGÊNCIA MINAS

Os governos de Minas e Goiás acabam de assinar, em Goiânia-GO, um Termo de Cooperação Técnica envolvendo a implantação do programa mineiro Turismo Solidário naquele Estado.

Desenvolvido em Minas Gerais desde 2005, o Projeto Turismo solidário é uma nova modalidade de viagem que visa estimular o crescimento do fluxo turístico na região do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais, que são capacitadas para receber os turistas em suas próprias casas.

O documento foi assinado na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, entre a Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), que coordena o Turismo Solidário e a Agência Goiana de Turismo (Agetur). O Termo de Cooperação Técnica oficializa a cessão de metodologia e tecnologia do Sistema de Dados do Programa Turismo Solidário para que ele seja incorporado ao Projeto “Turismo da Solidariedade”, de Goiás.

“O fato de levarmos essa idéia para um outro estado, nos diz que estamos no caminho certo e demonstra que nosso trabalho está sendo reconhecido. Saber que estamos ajudando a promover o desenvolvimento de outras comunidades é muito gratificante”, comemora Elbe Brandão, secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas.

De acordo com o presidente da Agência Estadual de Turismo, Sebastião Augusto Barbosa Neto, os resultados expressivos apresentados pelo Turismo Solidário, em Minas Gerais, motivaram o Estado de Goiás a implementar um programa semelhante. “Acreditamos na metodologia empregada, sobretudo no incentivo ao turismo rural e solidário que envolve as comunidades e os turistas em um processo de troca de experiências”, afirmou.

O programa Turismo Solidário foi criado para difundir as belezas naturais e a diversidade cultural do Vale do Jequitinhonha, visando o combate à miséria e à fome, ao aumento do capital social e ao desenvolvimento sustentável das comunidades locais, através da participação solidária do turista e do crescimento do fluxo turístico na região.

Atualmente, o programa está em 20 municípios e distritos do Vale do Jequitinhonha e Norte: Alecrim, Bonfim, Cachoeira do Norte, Cafezal, Campo Alegre, Campo Buriti/ Coqueiro Campo, Capivari, Chapada do Norte, Couto de Magalhães de Minas, Extrema, Gangorras, Grão Mogol, Mato Grosso/ Ribeirão, Mendanha, Milho Verde, Santa Rita, São Gonçalo do Rio das Pedras, São Gonçalo do Rio Preto, São João da Chapada e Serro.

O Turismo Solidário conta com a parceria do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, além do Sebrae/MG e Fundação Banco do Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!

Gostei muito da iniciativa do seu blog. É muito bom ver pessoas discutindo temas realcionados a Minas Gerais!

Abraços, Andre Pinho.
http://bhturismo.wordpress.com